Como fazer uma biografia com Lispector

Finalmente, amigos, depois da despedida com nossa mensagem de ano-novo, começamos 2014 aqui no blog. Em primeiro lugar, agradeço pela companhia em 2013. Agradeço também por fazerem deste site uma referência não só em número de visitas como em credibilidade na abordagem da Língua Portuguesa. Isso trouxe não só um número maior de contatos na área como também aumentou a responsabilidade para este ano. estamos abrindo novos projetos, integrando mais o site com as redes sociais e investindo nesse tipo de relacionamento com os leitores. E pra não perder a deixa, abrimos o ano com uma das autoras de que mais gosto. Vejam só o texto abaixo e depois a proposta de exercício que trago. é uma boa ideia pra abrir o ano letivo nas aulas de redação.

TRAÇOS AUTOBIOGRÁFICO

clarice_lispector_escrevendoSou Clarice Lispector. Nasci na Ucrânia, numa aldeia que não existe no mapa, Tchetchelnik, e vim com dois meses para o Brasil. para o Recife. Minha primeira língua foi o português. Muitas pessoas pensam que eu falo com sotaque por ser russa de nascimento. Mas é que eu tenho a língua presa. Há a possibilidade de cortar, mas meu médico falou que dói muito. Tem uma palavra que eu não posso falar, senão todo mundo cai pra trás: aurora.

Antes de aprender a ler e a escrever, eu já fabulava. Inventei junto com uma amiga minha, muito passiva, uma história que nunca terminava, porque quando eu dizia: "Então todos estavam mortos", ela replicava: "Não tão mortos assim". Então eu continuava a história.

Eu trabalho do modo mais esquisito do mundo: sentada numa poltrona, com a máquina no colo. Por causa de meus filhos. Quando eles eram pequenos, eu não queria que tivessem uma mãe fechada num quarto a que não pudessem ter acesso. Então eu sentava no sofá, com a máquina no colo e escrevia.

Meus romances, meus contos me vêm em pedaços, anotações sobre as personagens, tema, cenário, que depois vou juntando, mas que nasceram de uma realidade interior vivida ou imaginada, sempre muito pessoal.

Quando eu era criança, durante muito tempo pensei que os livros nascessem como as árvores, como os pássaros. Quando descobri que existiam autores, pensei: também quero fazer um livro.

Para gostar de ler, vol. 9, Contos. São Paulo: Ática.

Esse texto foi criado a partir de uma colagem de depoimentos e crônicas da autora.

Organização do texto

1. O texto que você acabou de ler é uma autobiografia. Marque:

[ 1 ] para biografia;        [ 2 ] para autobiografia.

[     ] Relato da vida de uma pessoa.
[     ] Relato da vida de uma pessoa, escrita por ela própria.

2. A palavra autobiografia é formada por auto + biografia.
Auto significa "próprio", "de si mesmo" e entra na formação de muitas palavras da língua.
Cite algumas palavras formadas por auto.

3. Na autobiografia, o autor fala em primeira pessoa. Na biografia, o autor usa a terceira pessoa.
Como seria escrito o terceiro parágrafo do texto se fosse uma biografia de Clarice Lispector?

4. Explique o significado de:

a) "fabulava":
b) "replicava":

5. Marque a afirmação que está de acordo com o texto.
[     ] Clarice Lispector diz que inventava histórias antes de aprender a ler e a escrever.
[     ] A autora aprendeu a ler e a escrever com uma amiga.
[     ] Nas histórias de Clarice, as personagens sempre morriam.

6. Por que Clarice Lispector decidiu ser uma escritora?

PRODUÇÃO DE TEXTO

Escreva uma autobiografia.

1. Antes de começar a escrever a autobiografia, anote e organize alguns dados a respeito de sua vida.
Uma boa fonte de inspiração para escrever uma autobiografia é olhar álbuns de família. Observe com atenção suas primeiras fotografias e veja as mudanças que foram acontecendo em você. Observe alguns traços que não se modificaram durante esses anos. Anote o que você constatou.

2. Pesquise suas raízes, isto é, quem foram seus pais, avós e bisavós. Faça sua árvore genealógica. Relacione os seus traços físicos com os de seus antepassados: com quem você se parece?

Selecione alguns dados importantes ou diferentes:

  • local e data de nascimento
  • apelido
  • descrição da casa e da rua
  • lugar preferido
  • preferências (música, TV, esporte)
  • amigos
  • escola
  • sonhos
  • medos.
  • momentos de alegria ou de tristeza
  • coisas de que gosta
  • coisas de que não gosta

ESCRITA DO TEXTO

Depois de pensar e organizar os dados sobre sua vida, comece a escrever a autobiografia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este foi o nosso primeiro artigo deste ano e espero que tenham gostado. Se isso tiver acontecido, não se esqueça de compartilhar a postagem com teus amigos e também de clicar em +1 aí na lateral. Por último, se você ainda não assina a nossa newsletter, preencha o campo abaixo com teu e-mail e não perca nada do que postamos aqui.

Postar um comentário

0 Comentários