10 exercícios de Português para 6º EF

Neste artigo você terá a chance de ver alguns exercícios relacionados à Língua Portuguesa. São direcionados para o 6º ano do Ensino Fundamental. use-as adaptando às suas classes. Você poderá usar como atividade extra ou mesmo como revisão para suas provas. Imprima estes exercícios de Português para Ensino Fundamental, mais precisamente para o 6º ano do Ensino Fundamental.

problemas de leitura

QUESTÕES OBJETIVAS DE PORTUGUÊS PARA 6º EF

TEXTO 1

PROCURA-SE: RESPONSÁVEL POR VÍRUS NA REDE.

PAGA-SE BEM POR TODA INFORMAÇÃO.

Está ficando sério. Por mais que se tente evitar as pragas eletrônicas, que se atualize o antivírus, uma hora elas atacam e os prejuízos são enormes, principalmente para empresas, que perdem informações diariamente.

Finalmente uma empresa dá importante passo. A Microsoft Corporation anuncia a criação do Programa de Recompensas Antivírus. Constituído por um fundo inicial de US$5 milhões, ajudará as agências de inteligência e segurança a identificar e levar à justiça os responsáveis por criar e distribuir vírus e outros tipos de códigos prejudiciais. A companhia oferece recompensa em dinheiro para toda informação que resulte na prisão e condenação dessas pessoas. Para denunciar, entre em contato com a Interpol em www.interpol.int. Veja medidas preventivas em www.microsoft.com/brasil/protejaousuário. Para barrar mensagens indevidas, atualize o Office.

(ALMANAQUE BRASIL DE CULTURA POPULAR. Ano 5, nº 60, Março/2004, p. 30.)

QUESTÃO 01 (Descritor: estabelecer, na construção de sentido do texto, articulações entre termos pertencentes a uma família lexical ou de um mesmo campo semântico)

Assunto: Identificação de palavras de um mesmo campo semântico

De todos os elementos abaixo, o único que NÃO é capaz de antecipar o sentido que a palavra “vírus” tem no texto é:
a) informática.
b) rede.
c) antivírus.
d) Interpol.

QUESTÃO 02 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto)

Assunto: Procedimentos de leitura: deduzir informações

Sobre o texto lido é INCORRETO afirmar que:
a) a recompensa oferecida pelas informações é de US$ 5 milhões.
b) as chamadas pragas eletrônicas são cada vez mais sofisticadas.
c) os vírus distribuídos pela rede prejudicam sobretudo as empresas.
d) “medidas preventivas” refere-se a como evitar os vírus eletrônicos.

QUESTÃO 03 (Descritor: correlacionar, em um texto dado, termos, expressões ou ideias que tenham o mesmo referente)

Assunto: Coesão por referência e/ou retomada

A relação dos termos destacados nas passagens abaixo está INCORRETA em:
a) “... uma hora elas atacam...” (elas = pragas eletrônicas).
b) “... que perdem informações importantes.” (que = as empresas).
c) “A companhia oferece recompensa em dinheiro...” (companhia = justiça).
d) “... na prisão e condenação dessas pessoas (dessas pessoas = quem espalha os vírus).

QUESTÃO 04 (Descritor: avaliar a função argumentativa de operações como seleção lexical, formas de tratamento e relações de co-referência – hiperonímia, expressões nominais definidas, repetição, sinonímia)

Assunto: Uso de modalizadores

A função dos termos e/ou passagens destacadas NÃO está CORRETAMENTE explicada em:
a) “Paga-se bem por toda informação.” (Destacar que a recompensa será realmente dada para qualquer informação).
b) “Finalmente uma empresa dá um importante passo.” (Comprovar que até então nenhuma medida séria havia sido tomada).
c) “Está ficando sério. Por mais que se tente evitar as pragas...” (Enfatizar a gravidade do problema).
d) “Por mais que se tente evitar as pragas eletrônicas...” (Demonstrar que a culpa nem sempre é do usuário).

TEXTO 2

Menino que mora num planeta
azul feito a cauda de um cometa
quer se corresponder com alguém
de outra galáxia.
Neste planeta onde o menino mora
as coisas não vão tão bem assim:
o azul está ficando desbotado
e os homens brincam de guerra.
É só apertar um botão
que o planeta Terra vai pelos ares...
Então o menino procura com urgência
alguém de outra galáxia
para trocarem selos, figurinhas
e esperanças.
Habitante de outra galáxia
Aceita corresponder-se com o menino
Do planeta azul.
O mundo deste habitante é todo
Feito de vento e cheira a jasmim.
Não há fome nem há guerra,
E nas tardes perfumadas
As pessoas passeiam de mãos dadas
E costumam rir à toa.
Nesta galáxia ninguém faz a morte,
ela acontece naturalmente,
como o sono depois da festa.
Os habitantes não mentem
e por isso os seus olhos
brilham como riachos.
O habitante da outra galáxia
aceita trocar selos e figurinhas
e pede ao menino
que encha os bolsos de esperanças,
e não só os bolsos, mas também as mãos,
e os cabelos, a voz, o coração,
que a doença do planeta azul
ainda tem solução.
(Roseana Murray)

QUESTÃO 05 (Descritor: relacionar, em um texto, assunto e finalidade com o tipo de texto)

Assunto: Reconhecimento do gênero textual

O gênero a que pertence o texto de Roseana Murray é:
a) correspondência.
b) crônica.
c) poema.
d) convite.

QUESTÃO 06 (Descritor: identificar o tema/tópico central de um texto)

Assunto: Identificação do tema central e/ou mensagem de um texto

O tema central do texto é:
a) a solidão das crianças de nosso tempo.
b) a comunicação entre todos os povos.
c) a vida em outras distantes galáxias.
d) a poluição e as guerras em nosso planeta.

QUESTÃO 07 (Descritor: associar as características e estratégias de um texto ao gênero (ficcional ou não-ficcional) e/ou locutor e interlocutor)

Assunto: Estabelecimento de diferenças entre o texto ficcional e não-ficcional

Dentre as passagens abaixo, a única que NÃO coloca o texto no plano ficcional é:
a) “Neste planeta onde o menino mora/as coisas não vão bem assim:/o azul está ficando desbotado/e os homens brincam de guerra.”
b) “Habitante de outra galáxia/aceita corresponder-se com o menino/do planeta azul.”
c) “Nesta galáxia ninguém faz a morte,/ela acontece naturalmente,/como o sono depois da festa.”
d) “Os habitantes não mentem/e por isso os seus olhos/brilham como riachos.”

QUESTÃO 08 (Descritor: analisar o efeito de sentido consequente do uso de linguagem figurada – hipérbole, metáfora, eufemismo, repetição, gradação, etc.)

Assunto: Reconhecimento de palavras e/ou expressões usadas em sentido figurado

Dentre as passagens abaixo, a única em que NÃO se faz uso de linguagem figurada é:
a) “Menino que mora num planeta/azul feito a cauda de um cometa”
b) “Neste planeta onde o menino mora/as coisas não vão tão bem assim”
c) “É só apertar um botão/que o planeta Terra vai pelos ares”
d) “O mundo deste habitante é todo/feito de vento e cheira a jasmim”

TEXTO 3

O PROJETO DE CINEMA

Naturalmente você já deve ter ido ao cinema assistir a um filme. Sentado numa cadeira e comendo pipocas, ficou em frente a uma grande tela branca, onde viu as imagens do filme sendo projetadas. Essas imagens são transmitidas por um equipamento chamado projetor. Talvez você também tenha visto algo parecido na escola ou mesmo na casa de um amigo. Nesse caso, trata-se de um outro tipo de projetor, de tamanho menor, de uso doméstico. Ou então um projetor de slides, que possui o mesmo sistema.

O projetor de cinema foi idealizado por Thomas Edson, o inventor da lâmpada incandescente. O aparelho possui três peças fundamentais: a fonte de luz, o condensador e a lente de projeção. Somente assim o filme, com a imagem a ser projetada, pode ser colocado no plano objeto de maneira que a fonte de luz, orientada pelo condensador, brilhe através do material e atinja a lente, que projeta a imagem ampliada na tela.

No caso dos cinemas, é necessário ter dois projetores, para que um deles esteja sempre com um segundo carretel pronto para entrar em ação, enquanto o outro estará exibindo a primeira parte do filme. No canto superior deste rolo, pouco antes do fim, marcas impressas avisam ao operador para ligar o segundo projetor e desligar o que estiver em ação.

Quando você vê um animal em movimento no telão do cinema, você vê na verdade uma sucessão de fotografias paradas. Elas se sucedem, uma à outra, tão rapidamente que seus olhos não podem separar cada imagem da próxima. Assim, o animal parece estar se movimentando.

Já a trilha sonora fica situada numa faixa óptica, ou magnética, localizada fora da área de imagem do filme. A trilha é captada por uma cabeça magnética, como num gravador de fita cassete, ou por um sistema fotoelétrico, que capta as variações luminosas da faixa óptica.

(Augusto Pio. Jornal ESTADO DE MINAS, Caderno Gurilândia. Sábado, 10 de abril de 2004, p.8.)

QUESTÃO 09 (Descritor: reconhecer, em um texto, índices que permitam identificar características do interlocutor ou da passagem)

Assunto: Identificação do leitor previsto para o texto

Ao produzir um texto, o autor já pode ter em mente o tipo específico de leitor que ele pretende atingir. Dentre as passagens abaixo, a única que NÃO pode comprovar essa afirmativa é:
a) “Naturalmente você já deve ter ido ao cinema assistir a um filme.”
b) “Sentado numa cadeira, comendo pipocas, ficou em frente a uma grande tela branca...”
c) “Talvez você também tenha visto algo parecido na escola ou mesmo na casa de um amigo.”
d) “Já a trilha sonora fica situada numa faixa óptica, ou magnética...”

QUESTÃO 10 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto.)

Assunto: Procedimentos de leitura: deduzir informações

O texto exige dos leitores algumas deduções, para que possam entender de fato o funcionamento de um projetor de cinema. Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que contém uma dedução INCORRETA:
a) o chamado “plano objeto” é, na verdade, a grande tela branca
b) o objetivo da lente é fazer com que a imagem seja ampliada.
c) o condensador evita que a luz se disperse pelo projetor.
d) o material por meio do qual a luz brilha é o interior do projetor.

GABARITO DOS EXERCÍCIOS PARA 6º EF

QUESTÃO 01:

D

QUESTÃO 02:

A

QUESTÃO 03:

C

QUESTÃO 04:

A

QUESTÃO 05:

C

QUESTÃO 06:

D

QUESTÃO 07:

A

QUESTÃO 08:

B

QUESTÃO 09:

D

QUESTÃO 10:

D

Postar um comentário

0 Comentários