Enem 2013 – O que é dialogismo

Quando falo em interpretação de textos nas provas de vestibulares ou mesmo na prova do Enem [Enem 2013] durante minhas aulas, permeio meu discurso com termos como discurso, contexto, seleção lexical e muitas outras coisas que, normalmente não aparecem nas aulas de Português. Na verdade, hoje é bem mais comum que se fale sobre isso porque as aulas de Português estão mudando. Um outro termo que, nessa semana, foi assunto de minhas conversas é o DIALOGISMO. Falaremos sobre ele neste pequeno artigo e ainda vamos propor alguns exercícios com gabarito para você avaliar se o conteúdo foi bem apreendido.
enem_2013_dialogismo
Nos quadrinhos dessa tirinha, não há menção explícita à história infantil intitulada "O patinho feio". Ainda assim, é inevitável a associação entre essa tirinha e o texto que ela retoma. O ponto de contato está tanto no "patinho feio" quanto no "lindo cisne", ainda que ambos sejam "de borracha", brinquedos com os quais, nessa ilustração, a criança diverte-se. A compreensão dessa tirinha, nesse caso específico, não exige o conhecimento da história infantil, embora esse saber possa ampliar as possibilidades interpretativas do leitor.
Dialogismo envolve a existência de uma interação permanente entre os participantes do diálogo e uma interdependência entre discurso e contexto: cada qual determina e seleciona o outro. Qualquer texto é duplamente dialógico: apresenta uma relação entre os interlocutores e uma relação dialógica com outros textos.

O discurso também é fruto de uma relação dialógica, visto que ele se constrói por meio do diálogo entre sujeitos falantes (dialogismo) e através do diálogo com outros discursos (intertextualidade). Assim, a mistura de elementos transforma o texto em outro texto, que pode, por sua vez, ser recriado e transformado em um novo produto textual, como se houvesse uma cadeia infinita de possibilidades. Nesse movimento dialógico, cada texto vai-se construindo como um mosaico em que as partes se encaixam com perfeição e se ajustam harmonicamente, para servir de instrumento de interação entre os seres humanos.

Como objeto cultural, o texto tem uma existência física que pode ser delimitada pelos interlocutores que são capazes de identificar pontos de contato desse   com   outros  textos. Cada texto constitui uma proposta de significação que não está inteiramente construída. Cabe aos interlocutores o desencadeamento dos sentidos textuais.

Exercícios sobre dialogismo no Enem 2013

Leia os textos a seguir e responda às questões propostas.

lobo

1. É INCORRETO afirmar que nesse texto, o lobo
a) apresenta uma solução para controlar o seu problema.
b) conta como planeja alcançar Chapeuzinho Vermelho.
c) expõe um problema relativo à sua natureza animal.
d) nota alguma alteração na voz de seu interlocutor.

2. Nesse contexto, o enunciado "Fale mais sobre isso!" representa
a) um conselho,
b) uma advertência.
c) uma intimidação,
d) um pedido.

3. Quanto às características de Chapeuzinho, infere-se que, na tirinha, ela é
a) inocente.
b) inábil.
c) inteligente.
d) incompetente.

4. Embora haja diferentes versões da história "Chapeuzinho Vermelho", são menções textuais explícitas a ela, EXCETO
a) A presença de um lobo mau e de uma garotinha de roupa vermelha.
b) A ressalva feita quanto ao estranhamento de uma voz conhecida.
c) O disfarce em vovó pretendido pelo lobo mau para pegara neta.
d) O interesse do lobo em melhorar sua conduta e em se controlar.

Gabarito dos exercícios de dialogismo

1-D, 2-C, 3-D, 4-D

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4 Comentários

  1. Parabéns! Muito bom o artigo! Uma ótima opção para se usar com as turmas do 3º ano. Irei usar, claro que mencionando o autor!

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  2. Poderias elucidar melhor os resultados das questões? Não consegui compreender a 'incompetência' da Chapeuzinho Vermelho. Desde já agradeço.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Eu também não entendi o gabarito de algumas questões.

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