Três exercícios sobre função emotiva

Durante as aulas de Literatura, abordamos vários aspectos que contribuem para o ensino e entendimento dos textos literários. Dentre os assuntos trabalhados, as funções da linguagem ajudam bastante a entender o funcionamento dos gêneros textuais. Vamos, portanto, fazer alguns exercícios que trarão este assunto. É uma ótima forma de estimular seus alunos a gostar de leitura e, além disso, prover ferramentas para que trabalhem melhor com a Língua Portuguesa.

Texto para os exercícios 1 e 2

ando tão à flor da pele
que qualquer beijo de novela me faz chorar
ando tão à flor da pele
que teu olhar flor na janela me faz morrer
ando tão à flor da pele
que meu desejo se confunde
com a vontade de não ser
ando tão à flor da pele
que minha pele tem o fogo
do juízo final

Zeca Baleiro. "Flor da Pele". Por onde andará Stephen Fry? CD 011241-2, MZA Music, 1998.

1. Que componente do ato de fala os verbos e os pronomes desse texto privilegiam?

2. Esse texto:

a)  põe em destaque o receptor.
b)  contém um emissor que procura influenciar o receptor.
c)  usa o código para falar do próprio código.
d)  ressalta as sensações do emissor.
e)  questiona o ato de escrever.

Texto para os exercícios de 3 a 5

"DÊ UM PRESENTE
QUE VAI COLOCAR SUA
MÃE LÁ EM CIMA."

Propaganda veiculada na Revista da Folha, 2/5/99.

3. As mensagens publicitárias atuais exploram a ambiguidade, a multiplicidade de sugestões. Um filho que lesse a mensagem acima e a interpretasse ao pé da letra poderia ser levado a comprar vários presentes para a sua mãe, exceto:
a)  uma escada para trabalhos domésticos.
b)  um apartamento de cobertura.
c)  uma máscara de mergulho.
d)  um sapato de salto alto.
e)  um trampolim.

Pra quem quer conhecer a canção que deu origem aos dois primeiros exercícios, é só dar play no vídeo abaixo. É linda.

Postar um comentário

1 Comentários