Durante as aulas de Literatura, abordamos vários aspectos que contribuem para o ensino e entendimento dos textos literários. Dentre os assuntos trabalhados, as funções da linguagem ajudam bastante a entender o funcionamento dos gêneros textuais. Vamos, portanto, fazer alguns exercícios que trarão este assunto. É uma ótima forma de estimular seus alunos a gostar de leitura e, além disso, prover ferramentas para que trabalhem melhor com a Língua Portuguesa.
Texto para os exercícios 1 e 2
ando tão à flor da pele
que qualquer beijo de novela me faz chorar
ando tão à flor da pele
que teu olhar flor na janela me faz morrer
ando tão à flor da pele
que meu desejo se confunde
com a vontade de não ser
ando tão à flor da pele
que minha pele tem o fogo
do juízo final
Zeca Baleiro. "Flor da Pele". Por onde andará Stephen Fry? CD 011241-2, MZA Music, 1998.
1. Que componente do ato de fala os verbos e os pronomes desse texto privilegiam?
2. Esse texto:
a) põe em destaque o receptor.
b) contém um emissor que procura influenciar o receptor.
c) usa o código para falar do próprio código.
d) ressalta as sensações do emissor.
e) questiona o ato de escrever.
Texto para os exercícios de 3 a 5
"DÊ UM PRESENTE
QUE VAI COLOCAR SUA
MÃE LÁ EM CIMA."
Propaganda veiculada na Revista da Folha, 2/5/99.
3. As mensagens publicitárias atuais exploram a ambiguidade, a multiplicidade de sugestões. Um filho que lesse a mensagem acima e a interpretasse ao pé da letra poderia ser levado a comprar vários presentes para a sua mãe, exceto:
a) uma escada para trabalhos domésticos.
b) um apartamento de cobertura.
c) uma máscara de mergulho.
d) um sapato de salto alto.
e) um trampolim.
Pra quem quer conhecer a canção que deu origem aos dois primeiros exercícios, é só dar play no vídeo abaixo. É linda.
1 Comentários
Poderia disponibilizar o gabarito?
ResponderExcluirObrigado.