Vamos aprender um pouco de Filosofia?

Hoje, 27 de janeiro de 2013, abrimos uma nova seção aqui em nosso site. Considerando que a Língua Portuguesa bem como suas vertentes sempre tangenciam a  Filosofia, convidei um amigo para escrever aqui em nosso site a respeito do assunto. Usando como guia o conteúdo programático do Ensino Médio da escola pública, o que propomos aqui é fazer com que vocês pensem um pouco sobre a linguagem e no homem como ser social e sujeito dessa linguagem.

O que se diz sempre a respeito da Filosofia é que ela tem por objetivo possibilitar ao homem refletir criticamente sobre a realidade que o cerca. Para que isso aconteça, é necessário interpretarmos o mundo não-verbal e verbal em que vivemos e emitirmos juízos dentro desse mundo.

o_pensador_filosofia

Num primeiro momento, no entanto, vamos falar sobre algumas questões enfrentadas por alunos em todas as disciplinas que é a dificuldade de estudar. Os primeiros posts portanto tratarão dos seguintes assuntos:

  • Como ler um texto;
  • Como fazer fichamento de livros;
  • Como organizar seminários;
  • Breves noções da dissertação como tese.

Outro pedido meu foi que os textos permeassem o universo dos meus alunos e, certamente, dos leitores desse blog. De nossas primeiras conversas, elencamos alguns assuntos que virão, não na ordem que falo aqui, mas que virão por meio de fragmentos de textos consagrados e de reflexões que unirão a produção de textos escritos e a reflexão característica da Filosofia. Vejam alguns dos assuntos que serão tratados aqui:

  • o homem;
  • o conhecimento;
  • a moral;
  • a política;
  • a estética.

Espero que vocês aproveitem e que compartilhem as reflexões que serão colocadas aqui todos os domingos.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Tenho acompanhado o seu blog ha algum tempo. Sua dicas são muito valiosas. Fiquei muito empolgado com este post, afinal eu também sou estudante de filosofia, estou ansioso para ver o que esta por vir!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema.
    Dou aula em um projeto de Filosofia para crianças, mas para o fundamental 1. Tenho certeza que será muito interessante..

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!!

    Gostei da ideia ;)

    Abraços carinhosos =)

    ResponderExcluir