A presença do narrador e as redes sociais

Esta é a primeira sexta-feira 13 de 2012 e é uma ótima oportunidade para ressurgir das sombras Alegre

Hoje, apenas para colocar um pouco de óleo nas juntas e começarmos a pegar o ritmo para o novo ano de estudos, vamos rever algumas coisas simples a respeito de narrador. Parece que os cursinhos (e escolas que ficam de olho nesses) começaram a deixar de lado alguns conteúdos em nome da afamadas novas formas de se olhar para a construção do texto. Fala-se muito sobre gêneros textuais, sobre identificar a forma das produções enquanto que conceitos básicos como o de elementos estruturais, narrador e até coesão ficaram um pouco em segundo plano. Vocês se lembram do que é narrador? Conseguem diferenciar o narrador do autor do texto? Conseguem perceber quando, nas redes sociais, quem fala é a personagem e não o dono do perfil? É, amigos, acho que, às vezes, nem a própria pessoa que escreve lá sabe diferenciar a personagem que criou  da pessoa que ela é.

dicas de redação para o enem 2012

Esse é verdadeiro! #ironia

Ao produzir um texto, você poderá fazê-lo de duas maneiras diferentes, contar uma história em que você participa ou contar uma história que ocorreu com outra pessoa. Essa decisão determinará o tipo de narrador a ser utilizado em seu texto.

NARRADOR EM 1ª PESSOA

Conhecido também por narrador-personagem, é aquele que participa da ação. Pode ser protagonista quando personagem principal da história, ou pode ser alguém que presenciou o fato, estando no mesmo local. Vejam um exemplo de narrador-protagonista.

“Era noite, voltava sozinho para casa, o frio estava insuportável, não havia ninguém naquela rua sombria, ouvi um barulho estranho no muro ao lado, assustei-me...”

Já o trecho abaixo é exemplo de narrador em 1ª pessoa.

“Estava debruçado em minha janela quando vejo na esquina um garoto magro roubando a carteira de um pobre velho...”

NARRADOR EM 3ª PESSOA

Conhecido também por narrador-observador, é aquele que não participa da ação.

“João estava voltando para casa, à noite, sozinho, quando ouviu, próximo ao muro, um barulho estranho.”

EXERCÍCIOS SOBRE NARRADOR

1) Indique o tipo de narrador dos textos a seguir:
a) Alguns homens aparecem na porta do restaurante com suas esposas.
b) No meio do caminho resolvi parar, sentia-me mal, provavelmente por causa do peixe que comi no almoço.
c) O menino foi abrindo o caminho com um pedaço de ferro.
d) Quando cheguei dei de cara com minha mãe na sala.

2) Passe para narrador-personagem:
“De madrugada o homem acordou com a chuva castigando o telhado de zinco do seu barraco. Rolou na cama, virou pro lado, fingiu que não era com ele. Mas não tinha jeito de dormir. Experiente, o homem sabia que aquela chuva grossa e insistente era com ele mesmo.”

3) Elabore um parágrafo com narrador-observador (3ª pessoa), seguindo a orientação:
Um rapaz tentando pegar sua bola que caiu no quintal do vizinho. Este é muito nervoso e tem um cachorro que adora morder bolas e dono de bolas.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. As ideias e os exercícios postados aqui são otimos. Parabéns pelo blog. Ótima iniciativa e ferramenta maravilhosa para pesquisas de trabalhos para docentes.
    Estou maravilhado com os textos e com certeza vou aplicar muitos delesa em minhas aulas.
    Samuel

    ResponderExcluir
  2. Estou maravilhado com os textos postados aqui. Parabéns pela iniciativa. Com certeza vou aplicar muito disso em minhas aulas.
    Samuel

    ResponderExcluir