A importância da correção gramatical

O que você faz da língua escrita? Onde estão suas maiores deficiências? A que precisa dar mais atenção na hora do estudo? Perguntas como estas devem ser feitas sempre que alguém se propõe estudar para um concurso em cujo edital estejam assuntos alugados à Língua Portuguesa. E no texto escrito?


“A correção gramatical é sem dúvida um elemento importante do texto escrito, mas precisamos tomar cuidado para não valorizá-la excessivamente.” 


É preciso, no caso do professor, criar uma espécie de hierarquia gramatical. O que significa isso? Explicando melhor, deve-se procurar determinar quais são as inadequações que realmente comprometem a compreensão do texto, por um lado, e, por outro, que evidenciam a pouca familiaridade do redator com as estruturas próprias do texto escrito.
De quais problemas estou falando? Poderia ser nos seguintes aspectos: utilização dos tempos e modos verbais, concordâncias verbal e nominal; escolha lexical; interferência excessiva de estruturas da linguagem oral no texto escrito.
Ao ler um texto, não procure fazer uma mera contagem de "erros". É preciso observar os contextos de produção do discurso, isto é, se o redator optou por uma estrutura sintática, ou mesmo por uma determinada palavra e se essa opção contribuiu de forma significativa para o texto. Todos somos patrulheiros gramaticais, estamos tão acostumados a corrigir "erros", que abandonamos por completo a observação dos acertos e essa é uma atitude a ser evitada.

Postar um comentário

0 Comentários