Exercícios sobre temas e figuras para diagnóstico

É importante no início do ano letivo fazer algumas atividades como diagnóstico para se ter uma noção mais aproximada dos alunos que estão chegando e o nível de aprendizado em que se encontram. Assim, o professor pode traçar melhor seu planejamento bem como definir melhor como será a dinâmica de suas aulas. Pensando nisso, trago alguns exercícios fáceis de interpretação baseando-me nos temas e figuras. Como se sabe, os textos podem ser divididos entre texos figurativos, isto é, aqueles que, a apartir de metáforas e da linguagem figurada, partes da imagem para a ideia. Há também os textos temáticos que são aqueles que trabalham com a ideia de forma mais pura, ou seja, há uma abundância de substantivos abstratos e o leitor precisa criar a imagem em sua cabeça para compreender o assunto a ser tratado.

Exercícios sobre Temas e figuras

1. Nada dá tanta ideia de constância do caráter como a firmeza do caminhar. [Eça de Queirós]
Sobre esse trecho, podemos afirmar:
I)  que o modo de caminhar é aí definido como uma manifestação concreta de uma noção abstrata (o caráter)
II) que, em outras palavras, o modo de caminhar com firmeza pode ser entendido como uma figura associada ao tema da constância do caráter.
III) que uma ideia abstrata pode ser traduzida por um ato concreto.

É(são) correto(s):
a)  apenas I.
b)  apenas II.
c)  apenas I e III.
d)  apenas III.
e)  I, II e III.

Texto para os exercícios 2 e 3
Julguei que em qualquer dificuldade moral ou material, um homem tinha o direito de interessar nela o seu melhor e mais simpático amigo. Vejo que é um erro, e que não acreditei bastante no que se lê em Proudhon: "Que em todas as decadências, o primeiro sintoma é a depravação do sentimento da amizade". Vejo que chegamos a esse momento histórico: já não há "amigos", há apenas "parceiros" — e em obediência à sua intimação, daqui por diante, alegre ou triste, dirigir-me-ei ao meu travesseiro.
Eça de Queirós. Quando tínhamos verbo, pág. 115.

Responda aos exercícios 2 e 3 de acordo com o código a seguir.
É(são) correto(s):
a)  apenas I e II.
b)  apenas II e III.
c)  apenas I e III.
d)  I, He III.
e)  apenas III.

2.    "Que em todas as decadências, o primeiro sintoma é a depravação do sentimento da amizade."
I) Esse trecho é constituído dominantemente de palavras abstratas.
II)  Esse trecho é exemplo de uma frase típica de um texto figurativo.
III) O segmento transcrito é típico de um texto temático.

3. I) A palavra travesseiro, nesse trecho, é uma figura que simboliza a compensação da falta de amigos.
II) O ato de dirigir-se ao travesseiro é uma figura que nos remete ao tema da perda da amizade.
III) As figuras que aparecem no texto de Eça de Queirós contradizem o tema contido na citação de Proudhon, segundo a qual a decadência dissolve a amizade.

4. É muito antiga a comparação do homem (ou da mulher) com a pluma. Há múltiplas versões dessa comparação nas línguas ocidentais.
•   O homem é mais leve que a pluma.
•   A mulher é como a pluma ao vento.
•   Eles dançam como uma pluma.
Pluma, palavra concreta, é uma figura adequada para representar vários temas.
Assinale a alternativa que contém um tema que não é compatível com nenhuma das frases citadas:
a) volubilidade
b) inconstância
c) delicadeza
d) intolerância
e) inconsistência


Instruções para os exercícios de 5 a 7
Responda a estes exercícios, usando o código a seguir. É(são) correto(s):
a) apenas I e II.
b) apenas III.
c) apenas II e III.
d) apenas I e III.
e) I, II e III.

Como se sabe, há provérbios que, por meio de palavras concretas, representam noções abstratas e gerais. Em outros termos, há provérbios que usam figuras para transmitir temas.
Nos exercícios de 5 a 7, assinale a alternativa que traduz com propriedade o sentido dos diferentes provérbios.

5. Uma andorinha só não faz verão.
I) O isolamento é improdutivo.
II) A solidariedade é necessária.
III) Os animais racionais, sozinhos, são incapazes.

6. Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
I) A ignorância é incompatível com a inteligência.
II) A falta de visão produz inveja.
III) Quando a competição é baixa, basta pouco para destacar-se.

7. Macaco que pula quer chumbo.
I) A provocação gera represália.
II) O atrevimento provoca ação contrária.
III) A agitação expõe ao risco.

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