Exercício de interpretação de textos – Que país é este?

Tenho visto ao longo dos anos em que este blog está no ar que a maneira de estudar a Língua Portuguesa tem mudado. Não só isso, mas também a maneira de se publicar artigos falando sobre a Língua Portuguesa mudou. Se antes bastavam os exercícios de gramática normativa, hoje os vestibulares, materiais apostilados e livros didáticos trazem o ensino contextualizado. Em vez de frases, estudamos textos. Em vez de orações, estudamos contextos. É por isso que publicarei aqui a partir de hoje, além das postagens “normais” como a que trouxe Frases de amor de Machado de Assis, algumas provas de interpretação de texto e gramática normativa. Assim, unimos a velha e a nova forma de estudar Português.

QUE PAÍS...

Dissecando os gastos públicos no Brasil, um economista descobriu barbaridades no Orçamento da União deste ano. Por exemplo:
Considerada a despesa geral da Câmara, cada deputado federal custa ao país, diariamente, R$ 3.700. Ou R$ 1,3 milhão por ano.
Entre os senadores, a loucura é ainda maior, pois o custo individual diário pula para R$ 71.900. E o anual, acreditem, para R$ 26 milhões.
Comparados a outras ''rubricas'', os números beiram o delírio. É o caso do que a mesma União despende com a saúde de cada brasileiro - apenas R$ 0,36 por dia.
E, com a educação, humilhantes R$ 0,20.

Ricardo Boechat, JB, 6/11/01

 
01. Considerando o sentido geral do texto, o adjetivo que substitui de forma INADEQUADA os pontos das reticências do título do texto é:
A)    autoritário;
B)    injusto;
C)    estranho;
D)    desigual;
E)    incoerente.
      
02. O gerúndio da primeira frase pode ter como forma verbal desenvolvida adequada ao texto:
A)    embora dissecasse;
B)    porque dissecou;
C)    enquanto dissecava;
D)    já que dissecou;
E)    logo que dissecou.
      
03. O termo ''gastos públicos'' se refere exclusivamente a:
A)    despesas com a educação pública;
B)    pagamentos governamentais;
C)    salários da classe política;
D)    gastos gerais do Governo;
E)    investimentos no setor oficial.
      
04. A explicação mais plausível para o fato de o economista citado no texto não ter sido identificado é:
A)    não ser essa uma informação pertinente;
B)    o jornalista não citar suas fontes de informações sigilosas;
C)    evitar que o economista sofra represálias;
D)    desconhecer o jornalista o nome do informante;
E)    não ser o economista uma pessoa de destaque social.
      
05. O item do texto em que o jornalista NÃO inclui termo que indique sua opinião sobre o conteúdo veiculado pelo texto é:
A)    ''...um economista descobriu barbaridades no Orçamento da União...'';
B)    ''Entre os senadores, a loucura é ainda maior...'' ;
C)    ''E com a educação, humilhantes R$ 0,20'';
D)    ''...os números beiram o delírio.'';
E)    ''...cada deputado federal custa ao país, diariamente, R$3.700.''.
      
06. O Orçamento da União é um documento que:
A)    esconde a verdade da maioria da população;
B)    só é consultado nos momentos críticos;
C)    mostra a movimentação financeira do Governo;
D)    autoriza os gastos governamentais;
E)    traz somente informações sobre as casas do Congresso.
      
07. Os exemplos citados pelo jornalista:
A)    atendem a seu interesse jornalístico;
B)    indicam dados pouco precisos e irresponsáveis;
C)    acobertam problemas do Governo;
D)    mostram que os gastos com a classe política são desnecessários;
E)    demonstram que o país não dispõe de recursos suficientes para as despesas.
      
08. ''Considerada a despesa geral da Câmara, cada deputado federal custa ao país, diariamente, R$3.700.''; o cálculo para se chegar ao custo diário de cada deputado federal foi feito do seguinte modo:
A)    a despesa geral da Câmara foi dividida pelo número de deputados federais;
B)    a despesa com os deputados federais foi dividida igualmente por todos eles;
C)    os gastos gerais da Casa foram repartidos por todos os funcionários;
D)    os gastos da Câmara com os deputados foram divididos pelo seu número total;
E)    as despesas gerais da Câmara foram divididas entre os deputados federais.
      
09. Na oração ''Ou R$ 1,3 milhão por ano.'':
A)    o termo milhão deveria ser substituído por milhões;
B)    a conjunção ou tem valor de retificação do termo anterior;
C)    o signo $ se refere ao dólar americano;
D)    o termo milhão concorda com a quantidade da fração;
E)    o numeral 1,3 é classificado como multiplicativo.
      
10. ''Comparados a outras 'rubricas', os números beiram o delírio.''; o comentário correto sobre o significado dos elementos desse segmento do texto é:
A)    o termo rubricas, escrito entre aspas, tem valor irônico;
B)    o delírio refere-se aos gastos ínfimos com saúde e educação;
C)    as outras rubricas referidas no texto são a educação e a saúde;
D)    comparados com a educação, os gastos citados são humilhantes;
E)    os números referem-se à grande quantidade de deputados e senadores.
      
Abaixo você vai encontrar o gabarito das questões de interpretação propostas acima. Confira-os. Considere também clicar no ícone com o G+ que está abaixo. Isso ajuda a divulgar o blog e, assim, ajudar mais pessoas.

GABARITO

01-A | 02-C | 03-D | 04-A | 05-E | 06-C | 07-A | 08-A | 09-D | 10-C

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