BookCrossing Blogueiro – Ações práticas

Como afirmei no post “BookCrossing Blogueiro e 10 frases sobre leitura”, também separei alguns livros para a blogagem. Hoje pela manhã saí para “esquecer” meus livros durante a caminhada. Interessante como quando acreditamos em algo, ainda que não dê certo, não nos frustramos. Explico o porquê.

bookcrossing blogueiro - prof Bauru

Como fotógrafo só um ótimo atleta!

Comecei minha caminhada numa praça próxima de casa. Ali, o ambiente era propício. Pessoas passeando com seus cachorros, outras fazendo caminhada. Algumas estavam com suas crianças no playground. Deixei dois exemplares, estrategicamente, colocados nos bancos de lados opostos na praça.

O primeiro livro que recebeu uma visita foi a Enciclopédia Guia da Vida Saudável. Alguns funcionários da prefeitura faziam a manutenção dos canteiros de flores. Quando viram o livro, dois deles saíram do carro em que vinham e saltaram sobre o exemplar. Vi de longe a leitura atenta do bilhetinho que deixei explicando sobre o que se tratava. Ali eles ficaram por 10 minutos folheando o exemplar e comentando. De longe, uma satisfação muito grande me tomava, mas comecei a me preocupar quando vi que eles pararam o serviço que deveriam fazer para focar na leitura.

bookcrossing blogueiro-prof Bauru

Lá estão eles dando uma pausa no serviço para fazer a leitura.

O livro não foi levado, mas fiquei com a sensação de que valeu a pena. Deixar o livro ali é, no mínimo, sinal de respeito. Vendo que não lhes interessava, não tiveram a atitude mesquinha de simplesmente levar porque era de graça. Deixaram para quem quisesse verdadeiramente.

O outro livro que deixei foi A escrava Isaura de Bernardo Guimarães. Este foi mais difícil No tempo que fiquei ali caminhando, vi três pessoas namorando o livro, mas nenhuma teve coragem de pegá-lo. Quando ia embora, recolhi o livro e coloquei do lado de maior fluxo de pessoas e que, de casa, poderia ficar olhando. Algum tempo depois, olhando pela janela de casa, ele não estava mais lá. Espero que tenha caído em boas mãos.

Coloco abaixo a lista completa de livros que preparei para esquecer por aí. Durante a semana, eles irão comigo de carro onde eu for e, achando a situação propícia, serão deixados para os próximos leitores.

  • Enciclopédia Guia da Vida Saudável – Jornal Folha da Tarde
  • A Mão e a Luva de Machado de Assis;
  • Em carne viva de Maria da Glória Cardia de Castro;
  • O Médico e o Monstro e outras histórias de R.L. Stevenson;
  • Assassinatos na rua Morgue e outras histórias de Edgar Alan Poe.

E você, está participando o BookCrossing Blogueiro? Deixe o nome do livro que esqueceu por aqui aqui nos comentários ou lá no post do Luz de Luma.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. ProfBauru:
    Ah, sua foto do banco, ficou linda. Adoro bancos. Fazem parte da minha história.

    O nome do livro que abandonei: O Corcunda de Notre-Dame de Vitor Hugo.

    Anny.

    ResponderExcluir