VOCÊ JÁ USOU WEBQUEST EM SUAS AULAS?

Fazia pesquisas sobre assuntos novos para o blog e conhecia o blog de alguns seguidores aqui do Análise de Textos quando me deparei com um assunto antigo e num formato que eu já quis usar em atividades para meus alunos: webquest.

Vejam a definição de Webquest na Wikipédia:

WebQuest (do inglês, demanda da Web) é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995, com a participação do seu colaborador, ao tempo, Tom March. Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web.

o-que-e-webquest

Numa das escolas em que trabalho, temos incentivado esse tipo de atividade que valoriza a autonomia do aluno. É necessário esse tipo de estudante, pois é o que o mercado procura. Aquele estudante que passivamente ouve as aulas e se limita a reproduzir as lições está fadado à extinção.

Leia sobre autonomia neste post: Autonomia: Limite na ponta da língua!!!!

Voltando ao assunto inicial, uma webquest é uma espécie de atividade desenvolvida totalmente no ambiente da web. Tanto o conteúdo como o canal pelo qual ela chega ao estudante é a web. Um bom exemplo de webquest de Língua Portuguesa é esta que encontrei nas pesquisas:

Gêneros textuais - Vestibular

Creio que valha a pena investir nesse tipo de atividade. Já tenho usado os blogs como ferramenta para complementar as aulas de Gramática e Redação. Foi com essa proposta que surgiram dois de meus blogs de Língua Portuguesa.

Visite o blog Exercícios de Português e Propostas de Redação.

E  você? Já usou esses recursos para melhorar suas aulas? Faz uso da informática como ferramenta educacional? Conte sua experiência nos comentários aqui do blog.

Postar um comentário

0 Comentários