O QUE É COMUNICAR – TEXTO TEÓRICO SOBRE COMUNICAÇÃO

Preparando algumas atividades para alunos de ensino fundamental, fazia algumas leituras em livros um pouco antigos que tenho aqui. Dentre eles, estava este texto que reproduzo abaixo. Nele, fala-se sobre os aspectos básicos da comunicação. É uma leitura rápida e simples.

comunicacao-exemplos-textos

Em geral, que se entende por "comunicar"?

“Recebo uma comunicação telefónica. Passo ou recebo uma comunicação. Estabeleço, corto ou perturbo comunicações. Fui bem-sucedido ou não em comunicar minhas impressões, ideias ou sentimentos a meu parceiro, a meu vizinho, ao público.
Comunico-me também com o universo físico através dos meus sentidos. Assim, vejo e escuto, apreendo a arte contemporânea, que me comunica arrepios de adesão ou desgosto, aprecio a natureza, esse mar que vejo azul, esse lago tranquilo.
Posso ainda, em alguns casos, comunicar-me com Deus ou com algum princípio eterno supraterrestre e chegar ao êxtase, em comunicação com o absoluto. Pelo menos penso que isso possa ocorrer... O amor promete comunicações de fusão, assim como as fortes pulsões de ambição ou de poder. Uma manifestação pública pode pôr-me em estado de comunicação emotiva: um encontro, o discurso de um líder; vibro juntamente com milhares de outros indivíduos.
Em resumo, vivo em meio a comunicações múltiplas, que distingo umas das outras de maneira implícita. Com efeito, sei bem, sem que seja preciso explicar-me a cada vez, que a comunicação científica de um de meus colegas a um colóquio recente é de tipo diverso da que recebo ou me é transmitida em minha secretária eletrônica, não possuindo tampouco a mesma intensidade da que penso ter com um amigo. Um mundo as separa e, contudo, eu as reúno todas sob o termo genérico de "comunicação".

Este texto foi escrito por Lucien Sfeze e retrata bem um pouco dos muitos aspectos da comunicação diária. Nos comunicamos de muitas formas. Aqui no blog, por exemplo, uma das maneiras mais claras de comunicação é a seção dos comentários. Ela está aí para conversarmos, meus caros leitores.

E vocês? Trabalham com comunicação? Qual a importância dela nos seus afazeres profissionais? Conte-me nos comentários!

Postar um comentário

0 Comentários