20 LINDAS CITAÇÕES DE VINÍCIUS DE MORAES

Mais conhecido como poetinha, Vinícius de Moraes era um poeta essencialmente lírico. Notabilizou-se por seus sonetos dentre os quais destaco o Soneto Do Amor Total:

Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.

Separei, no entanto, 10 lindas citações do poetinha para deixar nossa sexta-feira um pouco mais leve e apaixonante.

analise-de-textos-poesia

“A gente não faz amigos, reconhece-os.

“Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido.

“Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval.

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”

“Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.”

“Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações.”

“Quero chorar porque te amei demais
Quero morrer porque me deste a vida
Oh meu amor, será que nunca hei de ter paz
Será que tudo que há em mim
Só quer sentir saudade “

"Tomara
Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz”

“Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém...”

E a minha preferida:

“Que não seja imortal posto que é chama mas que seja infinito enquanto dure...”

De qual citação você mais gostou? Acha que fui injusto deixando de lado sua preferida? Coloque-a nos comentários, por favor!

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Genial! Para deixar o dia mais apaixonante!

    ResponderExcluir
  2. Olá Aninha, que legal que gostou... o post é uma tentativa de fazer com que o dia comece mesmo apaixonante e termine desse jeito. Será minha meta de hoje... Um beijo para você e que seu dia seja também apaixonante!

    ResponderExcluir
  3. O Soneto do Amor Total é o meu preferido.
    Durante o meu colégio (hoje ensino médio) eu copiava esse soneto na contra- capa de todos os cadernos. Ele me acompanhava por o ano inteiro, por todos os anos.
    Não conhecia este:
    "Tomara
    Que a tristeza te convença
    Que a saudade não compensa
    E que a ausência não dá paz
    E o verdadeiro amor de quem se ama
    Tece a mesma antiga trama
    Que não se desfaz”
    Adorei...vou copiar na contra-capa do meu caderno :)
    Ótimo dia e obriga pelo comentário tão significativo no meu corAção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Bauru,

    Acho genial: “A gente não faz amigos, reconhece-os."

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Sandra, realmente é lindo este trecho... Lembro-me na época de faculdade já que eu costumava copiar as citações de que mais gostava nas leituras que fazia... tinha folhas e mais folhas com citações... guardava-as melhor quando não era simplesmente o copia e cola...

    Sobre o comentário que fiz lá no seu blog chamado CorAção, é apenas reflexo dessa interação legal que estou tendo com meus leitores. Acabamos selecionando, né? Começamos a comentar, descobrimos por meio dos posts que temos gostos afins e a partir daí, os blogs passsam a ser leitura obrigatória e as histórias reverberam dentro da gente.

    Obrigado pelo comentário aqui... Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Geraldo, é isso mesmo... depois de um tempo, percebemos que quem é amigo não depende da interação diária. Temos gosto em tê-la, mas ela não é requisito. Quando a ausência traz consigo o esquecimento total, desconfio que o que existia era apenas uma associação por conveniência.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Profe!! Gosto mesmo é da receitinha "Para viver um grande amor", mas se a questão é "paixão", o poeta não deixa por menos! "Ser feliz é viver morto de paixão."
    Das citadas, fico com “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”
    Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Luma, querida, sua escolha é perfeita. Não há nada que eu possa acrescentar nem comentar aqui. Adoro este poema também! Obrigado por sua visita constante!

    ResponderExcluir
  9. "“Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.”....lindo seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito dessa:

    “Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações.”

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito dessa também, Adelane :-)

    ResponderExcluir