Rios sem discurso – exercício de interpretação

Exercícios de interpretação de textos sempre me são pedidos por amigos, ex-alunos e leitores aqui no Análise de Textos. Hoje trago um ótimo exercício de interpretação de textos baseado no texto Rios sem discurso de João Cabral de Melo Neto. Ao final você encontrará um link para meu blog de Arquivos para Download. Lá você poderá também baixar este exercício num documento em formato “txt”.

Considere, antes de fazer estes exercícios, conferir os links abaixo:

EXERCÍCIO DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Rios sem discurso

Quando um rio corta, corta-se de vez
o discurso-rio de água que ele fazia;
a água se quebra em pedaços,
poços de água, em água paralítica.
Em situação de poço, a água equivale
a uma palavra em situação dicionária:
isolada, estanque no poço dela mesma,
e porque assim estanque, estancada;
e mais: porque assim estancada, muda,
e muda porque com nenhuma comunica,
porque cortou-se a sintaxe desse río
o fio de água por que ele discorria.

O curso de um rio, seu discurso-rio,
chega raramente a se reatar de vez;
um rio precisa de muito fio de água
para refazer o fio antigo que o fez.
Salvo a grandiloqúência de uma cheia
lhe impondo interina outra linguagem,
um rio precisa de muita água em fios
para que todos os poços se enfrasem:
se reatando, de um para outro poço,
em frases curtas, então frase e frase,
até a sentença-rio do discurso único
em que se tem voz a seca ele combate.

  1. Cortar apresenta o mesmo significado em suas duas ocorrências no primeiro verso? Comente.
  2. Comente a imagem "água paralítica" (primeira estrofe, quarto verso).
  3. O que é a "situação dicionária" de uma palavra? (primeira estrofe, sexto verso).
  4. Explique a relação entre a sintaxe do rio e a sintaxe das palavras.
  5. Por que o texto chama de interina à linguagem das cheias (segunda estrofe, sexto verso)? O texto afirma que o rio pode combater a seca se tiver voz (segunda estrofe, último verso). Em que consiste a "voz" de um rio?
  6. Curso, discurso e discorrer são palavras que mantêm estreita ligação semântica e morfológica. Explique.
  7. Releia a segunda estrofe do poema e explique como se constitui o discurso-rio.
  8. Qual a relação entre ele e os discursos que formamos com as palavras?

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3 Comentários

  1. Olá, bom dia!
    Com alegrias e saúde.
    Vim te convidar para dar uma passada lá no meu blog de Poesias. Se gostar, e quiser me adicionar. Vou adorar ter por lá seus coments. Eu adorei seu espaço. Já estou dentro, te seguindo. Felicidades, hoje e sempre. Voltarei, de certo. Ótimo fds!
    Abraços,
    João, poeta.
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  3. Olá!
    Parabéns! Você sempre tem boas propostas.
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    Abraços!

    Geisa

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