A origem da Língua Portuguesa

A formação, o desenvolvimento e a expansão da língua portuguesa estão obviamente vinculados à história dos povos que a criaram e ainda hoje a empregam e transformam. O português é uma língua neolatina, novilatina ou românica, pois foi formado a partir das transformações verificadas no latim levado pelos dominadores romanos à região da Península Ibérica que hoje é Portugal. As primeiras palavras documentadas da língua portuguesa se encontram em textos do século IX; a partir do século XII, o português passou a ser sistematicamente documentado por escrito. Há obviamente muitas diferenças entre o português desses primeiros registros e o atual.

lingua_portuguesa

A partir do século XV, com as grandes navegações, a língua portuguesa foi levada a várias regiões do planeta por conquistadores, colonos e emigrantes. Atualmente, a situação do português no mundo é aproximadamente a seguinte:

  • em alguns países, é a língua oficial, o que lhe confere unidade, apesar da existência de variações regionais e da convivência com idiomas nativos. Incluem-se nesse caso Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste;
  • em regiões da Ásia (Macau, Goa, Damão, Dio), é falado por uma pequena parcela da população ou deu origem a dialetos.
    Lusofonia

Segundo o dicionário Houaiss, lusofonia é "o conjunto daqueles que falam o português como língua materna ou não". Outro significado do termo, indicado no mesmo dicionário, é "conjunto de países que têm o português como língua oficial ou dominante".

Postar um comentário

0 Comentários