Muitas vezes, ficamos curiosos acerca da grafia de algumas palavras em outras línguas. Mais que isso, percebemos a proximidade de significado. Neste post, trago algumas curiosidades sobre os adjetivos em outras línguas. Já falei em diversos posts que os adjetivos são responsáveis diretos pela subjetividade de um texto. É sempre bom lembrar disso em provas de redação como na REDAÇÃO DO ENEM.
Vejamos algumas curiosidades.
- Nas línguas germânicas, todos os adjetivos, obrigatoriamente, precedem o substantivo.
- Em latim, a flexão de grau é sintética e inclui, para todos os adjetivos, o grau superlativo absoluto e o grau comparativo de superioridade.
- Em inglês, a flexão de grau inclui o grau superlativo relativo e o grau comparativo de superioridade, apenas para substantivos de até duas sílabas. Para os demais substantivos, não existe flexão de grau. Não há superlativo absoluto, sendo substituído pelo advérbio "very". Não há concordância de gênero nem de número.
- Em alemão, os adjetivos se flexionam em gênero (masculino, feminino e neutro), número (singular e plural), grau (normal, comparativo e superlativo) e caso (nominativo, acusativo, genitivo e dativo).
0 Comentários