Câncer de mama em homens #outubrorosa

outubro_rosa Este blog tem servido de material de consulta para muitos alunos e professores. Certo do papel que os blogs devem ter não me furto a responsabilidade de tratar de temas que, muitas vezes, fogem da temática “Língua Portuguesa, Literatura e Redação”. Um desses assuntos é o câncer de mama em homens.
Confesso que se eu tinha ouvido falar isso já havia esquecido. Imagino que muita gente acreditava que só as mulheres desenvolveriam câncer de mama.
Vi, infelizmente, uma tia morrer em decorrência desse mal. Estranho é que são poucas as pessoas que sabem que os homens estão sujeitos ao câncer de mama.
Por mais que a proporção seja pequena (1 homem a cada 100 mulheres), a ignorância por parte deles bem como a má qualidade de vida faz com que o diagnóstico seja muito mais tardio.
Alguns aspectos como o uso de anabolizantes, principalmente por jovens preocupados com a aparência e também o uso de hormônios por transexuais faz a situação mais grave.
SOU HOMEM. COMO DEVO AGIR?
O tratamento, como em todos os casos de câncer de mama, começa com o diagnóstico. No homem também começa pelo exame de toque na mama. Após isso, mamografia, consultas a médicos especializados e, depois de detectado, a solução é a cirurgia. Em alguns casos, dependendo do estágio do câncer são sugeridos alguns tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva Outubro Rosa contra o Câncer de Mama capitaneado pelo blog A vida como a vida quer de @samegui.

Postar um comentário

0 Comentários