7 exercícios sobre período composto

Neste post você encontrará 7 ótimos exercícios de múltipla escolha sobre período composto. Todos eles vêm com a alternativa correta marcada. Ainda possibilito que você baixe os exercícios num arquivo .doc. É isso, facilitando o trabalho do docente e o preparo do aluno que relações duradouras são formadas.

EXERCÍCIOS SOBRE PERÍODO COMPOSTO [COM GABARITO]

1) A oração grifada em "Queríamos que houvesse aula.." é:
a) coordenada 
b) substantiva objetiva direta 
c) completiva nominal
d) substantiva subjetiva
e) substantiva apositiva

 

2) (Pucsp 1995)

"Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, á porta do Ateneu. Coragem para a luta."
Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das illusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura á impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influencia de um novo clima rigoroso. Lembramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora e não viesse de longe a enfiada das decepções que nos ultrajam. Raul Pompéia

Leia o período:

"Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu."

Considerando a possibilidade de várias organizações sintáticas para os períodos compostos, assinale a alternativa em que não há alteração de sentido em relação ao período anteriormente indicado:
a) Meu pai disse-me, à porta do Ateneu, que lá eu encontraria o mundo.
b) À porta do Ateneu, meu pai disse-me que lá eu teria de encontrar o mundo.
c) Disse-me meu pai, à porta do Ateneu, que somente lá eu encontraria o mundo.
d) Quando chegamos à porta do Ateneu, meu pai disse-me que lá eu precisaria descobrir o mundo.
e) Ao chegarmos à porta do Ateneu, meu pai orientou-me para que lá eu encontrasse o mundo.

 

3) (Fatec 1995) - A oração entre aspas está em forma reduzida (de infinitivo):

"Apesar de só dizer a verdade", não lhe deram crédito.

Assinale a alternativa em que ela aparece desenvolvida de forma correta.
a) Apesar que só dizia a verdade, não lhe deram crédito.
b) Apesar que só dissesse a verdade, não lhe deram crédito.
c) Visto que só dizia a verdade, não lhe deram crédito.
d) Embora só dissesse a verdade, não lhe deram crédito.
e) Mesmo dizendo a verdade, não lhe deram crédito.

 

4) (Puccamp 1995) - MEU CARO DEPUTADO

“O senhor nem pode imaginar o quanto eu e a minha família ficamos agradecidos. A gente imaginava que o senhor nem ia se lembrar de nós, quando saiu a nomeação do Otavinho meu filho. Ele agora está se sentindo outro. Só fala no senhor, diz que na próxima campanha vai trabalhar ainda mais para o senhor. No primeiro dia de serviço ele queria ir na repartição com a camiseta da campanha mas eu não deixei, não ia ficar bem, apesar que eu acho que o Otavinho tem muita capacidade e merecia o emprego. Pode mandar puxar por ele que ele dá conta, é trabalhador, responsável, dedicado, a educação que ele recebeu de mim e da mãe foi sempre no caminho do bem.
Faço questão que na próxima eleição o senhor mande mais material que eu procuro todos os amigos e os conhecidos. O Brasil precisa de gente como o senhor, homens de reputação despojada, com quem a gente pode contar. Meu vizinho Otacílio, a mulher, os parentes todos também votaram no senhor. Ele tem vergonha, mas eu peço por ele, que ele merece: ele tem uma sobrinha, Maria Lúcia Capistrano do Amara, que é professora em Capão da Serra e é muito adoentada, mas o serviço de saúde não quer dar aposentadoria. Posso lhe garantir que a moça está mesmo sem condições, passa a maior parte do tempo com dores no peito e na coluna que nenhum médico sabe o que é. Eu disse que ia falar com o senhor, meu caro deputado, não prometi nada, mas o Otavinho e a mulher tem esperanças que o senhor vai dar um jeitinho. É gente muito boa e amiga, o senhor não vai se arrepender.
Mais uma vez obrigado por tudo, Deus lhe pague. O Otavinho manda um abraço para o senhor. Aqui vai o nosso abraço também. O senhor pode contar sempre com a gente.” Miroel Ferreira (Miré)

Identifique a alternativa em que NÃO haja incorreção gramatical ou má estruturação de período.
a) No primeiro dia de serviço ele queria ir na repartição com a camiseta da campanha mas eu não deixei.
b) Passa a maior parte do tempo com dores no peito e na coluna que nenhum médico sabe o que é. Eu disse que ia falar com o senhor.
c) Faço questão que na próxima eleição o senhor mande mais material que eu procuro todos os amigos e os conhecidos.
d) Mais uma vez obrigado por tudo, Deus lhe pague. O Otavinho manda um abraço para o senhor.
e) O Otavinho e a mulher tem esperanças que o senhor vai dar um jeitinho.

 

5) (Uelondrina 1999) - Considere as frases a seguir.

I. Eles estavam preocupados com o problema que causaram.
I. Eles apresentaram suas explicações.
III. As explicações não eram convincentes.

Reunidas em um só período, elas estarão em correta relação lógica e sintática na frase:
a) Apresentaram suas explicações porque estavam preocupados com o problema causado por eles, pois não eram convincentes.
b) As explicações não eram convincentes, mas eles as apresentaram, contudo estavam preocupados com o problema que haviam causado.
c) Preocupados com o problema que haviam causado, eles apresentaram suas explicações, ainda que não convincentes.
d) Quando apresentaram suas explicações, elas não eram convincentes, portanto estavam preocupados com os problemas que causaram.
e) Quanto mais eles apresentavam suas explicações, mais elas não eram convincentes, à medida que eles estavam preocupados com o problema que causaram.

 

6) (Cesgranrio 1992) - DO TÍTULO

1 Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
2 - Continue, disse eu acordando.
3 - Já acabei, murmurou ele.
4 - São muito bonitos.
5 Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, o acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam de meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. Contei a anedota aos amigos da cidade, e eles, por graça, chamam-me assim, alguns em bilhetes: "Dom Casmurro, domingo vou jantar com você." - "Vou para Petrópolis, Dom Casmurro; a casa é a mesma da Renânia; vê se deixas essa caverna do Engenho Novo, e vai lá passar uns quinze dias comigo." - "Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha e dormirá aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe chá, dou-lhe cama; só não lhe dou moça."
6 Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até ao fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores: alguns nem tanto. (Machado de Assis, DOM CASMURRO. Rio de Janeiro, Aguilar, cap.I)

Em qual das frases a seguir, extraídas do texto, há um predicativo do objeto?
a) "A viagem era CURTA". (1o. parágrafo)
b) "tanto bastou para que ele interrompesse A LEITURA". (1o. parágrafo)
c) "e acabou alcunhando-me DOM CASMURRO". (5o. parágrafo)
d) "que não gostam de meus hábitos RECLUSOS E CALADOS". (5o. parágrafo)
e) "não cuide que o dispenso DO TEATRO amanhã". (5o. parágrafo)

 

7) (Fuvest 1998) - A Casa não passava, bem dizer, de uma casa-rancho. A rebaixa - um alpendre cercado -; o rancho de carros-de-boi; outros ranchos; outras casinhas; outros rústicos pavilhões. A apresentação de elementos descritivos estáticos, por meio de frases nominais, ocorre também em:
a) Convidei-o silenciosamente olhando uma janela por onde se viam, sobre livros de escrituração, as suíças brancas e os óculos de seu Ribeiro.
b) E mestre Caetano gemendo no catre, recebia todas as semanas um dinheirão de Madalena. Visitas, remédios de farmácia, galinhas.
c) E tu falavas de um amor celeste, De um anjo, que depois se fez esposa...
d) Pera aquele fogo ardente, que nom temeste vivendo.
e) Projetava-se nela a imagem de mulher poderosa e humilde ao mesmo tempo.

 

Download Link alternativo para baixar este exercício.

Postar um comentário

0 Comentários