5 dicas de leitura para professores de Português

No post intitulado “Sugestão de leitura didática – Língua Portuguesa [1]” selecionei um livro que julgo importante para quem trabalha na área de linguagem. Hoje trago outras cinco dicas de leitura para professores de Língua Portuguesa e profissionais da educação. Aproveite e, na medida do possível, adquira essas obras.

 

Dicionário de linguística e gramática, de Joa­quim Mattoso Câmara Jr. Petrópolis: Vozes, 1984.

Nessa obra, Mattoso Câmara apresenta definições para um grande número de categorias gramaticais e linguís­ticas, que podem auxiliar na compreensão das estrutu­ras da língua do ponto de vista estrutural, funcional e histórico.

Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

Importante referência para quem deseja consultar uma gramática normativa do português. Os conceitos gra­maticais e as estruturas do nossso idioma são explicados de maneira clara, permitindo que o leitor compreenda o funcionamento da Língua Portuguesa. Merece destaque o trabalho dos autores com a morfologia do português.

Comunicação em prosa moderna, de Othon M. Garcia. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

A partir da apresentação e da discussão dos recursos disponíveis na língua para a construção de um texto coerente e organizado, Othon Moacyr Garcia oferece informações práticas que auxiliam a resolver eventuais dificuldades de expressão escrita e contribuem para a compreensão de como planejar e redigir um texto articu­lado. O autor propõe também uma série de exercícios que podem ser úteis para o trabalho com aspectos específicos da estrutura textual, como a frase, o parágrafo, etc.

Novas lições de análise sintática, de Adriano da Gama Kury. 2. ed. São Paulo: Ática, 1986.

Fundamentando-se em conceitos da linguística saussureana, o autor preparou um manual de análise sintática que procura promover a adoção de um olhar crítico em relação às estruturas características do português. Obra de referência para quem deseja compreender melhor o funcionamento das diversas categorias sintáticas da nossa língua.

Gramática de usos do português, de Maria Helena de Moura Neves. São Paulo: Unesp, 2000.

Obra fundamental para que se possa entender a língua como um sistema vivo que se altera em função dos usos que dela fazem os falantes. A autora analisa exemplos de construções linguísticas utilizadas frequentemente no Brasil para, a partir dessa reflexão, demonstrar de que forma os falantes se apropriam da língua para obter de­terminados efeitos de sentido. O livro procura apresentar de modo sistematizado os usos mais característicos da Língua Portuguesa, contrapondo-os às restrições que tradicionalmente se fazem a eles.

Postar um comentário

0 Comentários