10 dicas de conteúdo para elaborar um bom currículo

Homem com currículo Por tratar do bom uso da linguagem, este blog tem um papel fundamental na melhoria profissional de muitos de meus leitores. Por entender que todos estamos constantemente em busca do progresso profissional, trago neste post 10 Dicas de Conteúdo para elaborar um bom currículo. Nos ítens abaixo, tratarei não só do formato, mas também da linguagem usada no currículo. Siga as seguintes dicas:

 

1 - Nada de pressa. Certamente preparar um currículo com pressa pode fazer o tiro sair pela culatra. Pensar no que se vai escrever é muito importante. Separe um tempo pra isso;

 

2 - Faça um diagnóstico. Nunca é demais lembrar que você deve buscar informações (no site da empresa, na imprensa ou de outra forma) sobre o que fazem as empresas para as quais você vai entregar o currículo, e o que elas procuram. Escreva seu currículo adequando a linguagem e o texto às características que você tem e que se adequem ao perfil que a empresa deseja;

 

3 - Seja original. Para se inspirar, não há problema em ver modelos de currículos divulgados na imprensa ou em sites especializados, mas não os copie na íntegra. Esta é uma prática na internet e você NÃO quer é ser apenas “mais um” currículo nas mãos do avaliador;

 

4 - Seja localizável. Esta é uma dica importante. As informações de contato são essenciais. Elas devem vir no alto, em destaque, na primeira folha. Entendo, pelos currículos que já fiz, que basta ter o nome completo, telefone fixo, telefone celular e e-mail (todos devem estar atualizados e corretos);

 

5 - Tenha um foco. Se você está procurando ao mesmo tempo uma colocação como professor de Língua Portuguesa e como Revisor de Textos, faça um currículo separado para cada uma das vagas. Tire, também, os detalhes muito particulares. Às vezes, as empresas não têm interesse em saber desde cedo como é integralmente a pessoa que está contratando, mas vale citar, por exemplo, as atividades extra-curriculares, trabalhos voluntários e outros “extras”.

curriculo

6 - Seja claro, direto e verdadeiro. de nada adianta dizer que fez milhares de cursos com pessoas renomadas como uma Eni Orlandi se você, no máximo, viu umas palestrinhas na faculdade. nformações desencontradas ou iverídicas é o primeiro passo para perder o cargo… isso se você consegui-lo.

 

7 - Escreva de maneira informal, mas corretamente. Leia e releia, remova os erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue para alguém revisar, e verifique inclusive os dados e números. A última coisa que você quer é que o seu telefone de contato esteja errado. A penúltima coisa que você quer é que a presença de erros de digitação levem o seu avaliador a acreditar que você não é zeloso, ou que escreve mal.

 

8 - Seja seletivo. Muitas informações desnecessárias podem ser cortadas. Creio que era esse o drama da maioria dos escritores. Ao final de um trabalho é necessário saber o que pode ser cortado. Lembre-se de que informações irrelevantes são sinais de que você não tem nada de bom para apresentar;

 

9 - Inclua o essencial. Em um bom currículo, não podem faltar as informações de contato atualizadas, uma caracterização sobre você (nome completo, data de nascimento, cidade onde mora, estado civil, se tem filhos) dados sobre as experiências profissionais recentes (empregos, estágios - incluindo período e atividade desempenhada em cada um deles, no mínimo), a formação acadêmica (com detalhes apenas sobre as mais relevantes), e outras atividades e fatos que possam ajudar a definir você como profissional: participação em cursos e eventos, atividades como instrutor, atividades comunitárias, domínio de idiomas, aptidões adicionais (exemplo: dirigir, ter carro próprio…) e outros itens, desde que sejam relevantes para a vaga pretendida!

 

10 - Capriche no visual. Não se pega mosca com vinagre. Além do texto correto, é preciso caprichar no visual. Imprima com capricho, e entregue originais (e não xerox) do seu currículo em cada empresa. Se você tiver que corrigir alguma coisa, simplesmente edite e imprima de novo, nada de passar corretivo e alterar na mão com esferográfica. Lembre-se de que não causar uma boa impressão no primeiro contato pode fazer com que ele seja o último.

fonte da imagem: Funcionária do mês

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2 Comentários

  1. Ual! Que post fantástico! Mas por que não envia este link para nossa rede social?

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