Aprenda definitivamente as regras de concordância verbal

Definitivamente você aprenderá as regras de concordância verbal a partir dessa série de postagens com exemplos. Use como material de consulta!

Regra básica: O verbo deve concordar com o sujeito em pessoa e número.

A) SUJEITO COMPOSTO - rigidamente o verbo deve concordar no PLURAL;
"As casas de veraneio e os pescadores COMPÕEM o cenário da região."
"SERIAM NECESSÁRIOS ainda mais de 100 médicos e muitos auxiliares de enfermagem."
"Aos poucos a escatologia e a quantidade de mortos VÃO se multiplicando."

OBSERVAÇÃO 1:
Quando o sujeito composto estiver posposto (=depois do verbo), é aceitável a concordância atrativa (= no singular, concordando com o núcleo do sujeito que estiver mais próximo):
"PASSARÁ o céu e a terra, mas minhas palavras ficarão."
"CHEGA hoje ao Rio o presidente e sua comitiva."

OBSERVAÇÃO 2:
Quando o sujeito é composto por duas ou mais orações (=infinitivos), o verbo deve concordar no SINGULAR:
"Andar e correr FAZ bem."
"Trabalhar durante o dia e estudar à noite ainda não MATOU ninguém."

OBSERVAÇÃO 3:
Quando o sujeito composto tiver núcleos de pessoas diferentes, a 1a. pessoa é predominante (Eu e tu = nós; eu e você = nós; ela e eu = nós ):
"Eu, tu e ele RESOLVEMOS o caso."
"O diretor e eu FOMOS à reunião."
A 2a. pessoa predomina sobre a 3a.pessoa (Tu e ele = vós):
"Tu e ele DEVEIS comparecer à reunião."
Na linguagem corrente, é freqüente o uso do verbo na 3ª pessoa":
"Em que língua tu e ele FALAVAM?"
Para evitarmos discussão, preferimos substituir TU por VOCÊ (Você e ele = vocês):
"Você e ele DEVEM comparecer à reunião."

Postar um comentário

0 Comentários