3 textos com questões de interpretação de textos




Além dos exercícios com orações coordenadas e de pesquisar sobre adjetivos pátrios, muitos chegam até este blog atrás de exercícios de interpretação de textos. Esta avaliação que proponho abaixo pode ser aplicada na 5 e 6ª séries. Faça os exercícios. Ao final, você encontrará o gabarito das mesmas.
TEXTO 1- Moeda de 1 real
 
1. "As moedas antigas de um real vão sair de circulação."
Pela frase acima pode-se dizer que
(A) novas moedas substituirão as antigas.
(B) as moedas antigas são frias.
(C) as novas moedas serão mais bonitas.
(D) as moedas antigas já não eram suficientes.

2. Na propaganda acima, a apresentação das duas moedas com o ano de fabricação impresso e com as palavras cara e coroa quer enfatizar
(A) o velho e o novo.
(B) o feio e o bonito.
(C) o prateado e o dourado.
(D) o grande e o pequeno.

3. O Banco Central do Brasil, através da propaganda, informou ao cidadão
(A) que a moeda nova é mais valiosa.
(B) que as moedas de 1994 estavam mal desenhadas.
(C) que a moeda de borda dourada é mais moderna.
(D) sobre a troca do modelo das moedas de 1 real.

4. "Essa cara vai continuar valendo."
"Mas a coroa vai se aposentar"
A propaganda utilizou o jogo de palavras cara X coroa para
(A) chamar a atenção para a troca de moedas.
(B) ressaltar que a moeda de 2003 é cara (nova) e a de 1994 é coroa (velha).
(C) dar a entender que trocar de moeda dá sorte.
(D) dizer que as moedas velhas serviriam para os aposentados.

TEXTO 2- Quadros

5. É correto afirmar que esse trabalho
(A) precisa de um acompanhante adulto, por haver material que oferece perigo para crianças.
(B) será feito numa cozinha, porque será necessário utilizar um fogão, para a pasta.
(C) precisa da orientação de um especialista, pela dificuldade que oferece.
(D) deve ser feito em um lugar que possa ser lavado depois.

6. Antes de modelar as figuras que você desejar com a pasta, é preciso
(A) deixar que ela seque um pouco, para facilitar o trabalho.
(B) colorir quantidades dessa pasta em tigelas.
(C) colorir sementes ou botões na mesma cor da pasta.
(D) colar as sementes que ficarão grudadas nela.


TEXTO 3- Como é a serpente peçonhenta

7. Segundo o texto, qual a diferença entre cobras peçonhentas e não peçonhentas?
(A) As peçonhentas possuem um aparato para injetar veneno e as não peçonhentas não têm.
(B) As peçonhentas são ferozes e as não peçonhentas são mansas.
(C) As peçonhentas e as não peçonhentas têm fosseta loreal.
(D) As peçonhentas não têm veneno e as não peçonhentas têm veneno.

8. A falsa coral é confundida com as serpentes peçonhentas porque também
(A) tem fosseta loreal.
(B) tem veneno.
(C) tem coloração vermelha.
(D) é feroz.

9. O que significa a palavra orifício que aparece no texto?
(A) Saliência.
(B) Verruga.
(C) Calo.
(D) Buraquinho.

10. As serpentes são encontradas, em maior número,
(A) em todas as regiões do planeta.
(B) em regiões de clima quente.
(C) apenas em regiões de clima temperado.
(D) apenas em regiões de clima frio.

11. Qual o propósito deste texto?
(A) Contar uma história.
(B) Vender um produto.
(C) Informar sobre as serpentes.
(D) Ensinar a fazer alguma coisa.

GABARITO
1-A, 2-A, 3-D, 4-A 5-D 6-B 7-A, 8-C, 9-D, 10-B, 11-C

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Não consigo viasualizar o texto, para fazer a interpretação, como faço mpara ter acesso ao mesmo.

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse estudo é otimo para a minha prova valeu

    ResponderExcluir
  3. esse texto é muito bom valeu agora eu consigo fazer a minha prova valeu é isso é bom demais

    ResponderExcluir