Avaliação com poema “Motivo” de Cecília Meireles

Cecília meireles é uma das poetizas preferidas de meus alunos de 5º série. Isso porque seus poemas são de fácil entendimento. Não é bem o caso deste que apresento abaixo, mas em sua maioria, os poemas têm uma interpretação que não se esconde. Leia-o novamente e tente responder às questões.

MOTIVO

Eu canto por que instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
-- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
--mais nada.
(In Obra Poética, Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1986)

1) Considere os versos "Atravesso noites e dias/ no vento". Devemos entendê-los no significado literal ou metafórico? Explique.

2) Ao longo do poema o "eu lírico" analisa as motivações possíveis de seu canto (poesia).
a) Essas motivações são emocionais? Explique.
b) O canto tem uma motivação, uma função ética e social? Explique.
c) O eu lírico pretende perpetuar seu nome através da arte? Explique.
d) Qual seria, então, o único motivo?

3) Atenção ao período em destaque:
'"...não sei, não sei. Não sei se fico ou passo."
a) Modifique a segunda oração de modo que ela tenha um predicado nominal.
b) Transforme a terceira oração, de modo que ela tenha predicado verbo-nominal. Grife o predicativo.

Postar um comentário

0 Comentários