Redundâncias - observações

Com muita freqüência, ouvimos na televisão: "O filme é baseado em FATOS REAIS." Acredito piamente pois, se não fossem REAIS, não seriam FATOS. Para quem não sabe, todo FATO é REAL. Não existe "fato irreal". Uma história pode ser real ou não; mas FATO é o "o que aconteceu". Portanto, FATO REAL, FATO CONCRETO, FATO VERÍDICO e FATO ACONTECIDO são redundâncias. É um tipo de pleonasmo. Não são tão grosseiros como os tradicionais SUBIR PARA CIMA, DESCER PARA BAIXO, SAIR PARA FORA e ENTRAR PARA DENTRO. Outro pleonasmo que ouvimos muito é: "Zagallo vai pôr o Juninho para ser o ELO de LIGAÇÃO entre a defesa e o ataque." Ora, todo ELO é de LIGAÇÃO. Bastaria dizer: "Zagallo vai pôr o Juninho para ser o ELO entre a defesa e o ataque." Ou "Zagallo vai pôr o Juninho para fazer a LIGAÇÃO entre a defesa e o ataque."
Li certa vez um professor que disse ter visto um documento da área médica em que se lia: "Pode haver HEMORRAGIA de SANGUE." Ele dizia não ter entendido o temor. Será que pode haver HEMORRAGIA de urina ou de esperma.? Pior é o professor de matemática que pede ao aluno que divida a figura em DUAS METADES IGUAIS. É a "redundância da redundância"! Metades são sempre duas e, se não fossem iguais, não seriam metades. Criança é que tem o hábito de pedir: "A metade maior é minha". Na verdade, ela quer o pedaço maior.
Num seminário em 1996 ocorreu um outro caso semelhante. Vejam o relato do professor citado anteriormente:

Eram duas empresas organizadoras: uma de eventos e outra da área de Qualidade. Para ser o palestrante, após muita discussão, recebi a seguinte proposta: "Tiramos toda a despesa e dividimos o lucro em TRÊS METADES." Imediatamente eu respondi: "Em TRÊS METADES eu não aceito." O representante da empresa de Qualidade, amigo meu, ficou surpreso com a minha recusa: "Se você aceitar, vai ganhar mais dinheiro." Mas eu fiquei firme na minha posição: "Em TRÊS METADES eu não aceito, pois a minha religião não permite."

É interessante lembrar que a ênfase, para alguns, justifica tantas redundâncias que ouvimos por aí: CONSENSO GERAL, PLANEJAMENTO ANTECIPADO, EVIDÊNCIA CONCRETA, PROTAGONISTA PRINCIPAL, EMPRÉSTIMO TEMPORÁRIO, SURPRESAS INESPERADAS e outros mais.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito interessante... Gostei das explicações... Confesso que nunca tinha parado para pensar na redundância da expressão "fatos reais"... Eu mesmo, já a usei um zilhão de vezes. Mas, de agora em diante tomarei mais cuidado. Parabéns pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post.
    Sempre acompanho seu blog.

    Um abraço!

    Tiago .'.

    ResponderExcluir