Estou me enganando - Exercício de interpretação de textos

“(…) Estou me enganando, preciso voltar. Não sinto loucura no desejo de morder estrelas, mas ainda existe a terra. É porque a primeira verdade está na terra e no corpo. Se o brilho da estrela dói em mim, se é possível essa comunicação distante, é que alguma coisa quase semelhante a uma estrela tremula dentro de mim. Eis-me de volta ao corpo. Voltar ao meu corpo. Quando me surpreendo ao fundo do espelho assusto-me. Mal posso acreditar que tenho limites, que sou recortada e definida. Sinto-me espalhada no ar, pensando dentro das criaturas, vivendo nas coisas além de mim mesma. Quando me surpreendo ao espelho não me assusto porque me ache feia ou bonita. É que me descubro de outra qualidade. Depois de não me ver há muito quase esqueço que sou humana, esqueço meu passado e sou com a mesma libertação de fim e de consciência quanto uma coisa apenas viva. (…)”

Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela em que todos os itens se destacam em toda a obra de Clarice Lispector.
a) Prosa intimista; busca da essência das coisas; os fatos em si importam menos do que a repercussão dos fatos no indivíduo.

b) Prosa poética; busca da essência das coisas; os fatos em si importam mais do que a repercussão dos fatos no indivíduo.

c) Prosa intimista; busca da essência das coisas; forte pessimismo.

d) Prosa poética; engajamento religioso; intimismo.

e) Prosa intimista; idealismo regionalista; os fatos em si importam menos do que a repercussão dos fatos no indivíduo.

Resposta: A

Postar um comentário

0 Comentários