Avaliação sobre pronomes pessoais

Avaliações de Língua Portuguesa prontas achamos aos montes na internet, mas a qualidade dessas é duvidosa. Por esse motivo, trago uma avaliação de Língua Portuguesa sobre pronomes pessoais. Use-a em suas aulas ou como exercício de apoio para seus alunos.

1) Substitua as expressões destacadas pelos pronomes pessoais oblíquos correspondentes. Cuidado com  acentuação das oxítonas.
a) Fico à janela vendo o tempo passar.
b) Basta ver o estado das coisas depois que desperto.
c) Seu propósito é envelhecer o mundo.
d) Os homens sentem a passagem do tempo.
e) Eu queria convidar os leitores a assistir ao que ele tem feito.

2) Na redação do exercício eu acabei repetindo desnecessariamente alguns termos. Seu trabalho é usar os pronomes pessoais para melhorar a redação das frases.
a) O tempo rói as pedras. O tempo destrói as pedras, como o vento.
b) O garoto ganhou um jogo de quebra-cabeças; por muito tempo, considerou o jogo de quebra-cabeças seu melhor passatempo.
c) Minhas amigas estão longe. Espero encontrar minhas amigas brevemente.
d) O camaleão é um bicho interessante. O camaleão muda de cor quando pressente ameaças, por temer as ameaças.
e) Separei minhas roupas e juntei minhas roupas numa sacola para doar minhas roupas aos meninos de rua.

3) Segmente o texto abaixo em parágrafos indicando o assunto tratado.

Caruaru

Carlos Ferreira da Folha Online
Encravada no agreste pernambucano, Caruaru é considerada a capital do forró, mas também pode ser lembrada por ser um grande pólo comercial e considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como o maior “Centro de Artes Figurativas das Américas”.
A cidade, que fica a 130 km de Recife, tem a origem de seu nome incerta. Uma das explicações é que o nome Caruaru deriva do dialeto dos índios cariris, que habitavam a região na época da chegada do homem branco, no século 16. “Caru” significa alimento, coisa boa, e “aru aru”, uma repetição que significa abundância. A palavra Caruaru, então, poderia ser traduzida como terra da fartura.
Ligada ao comércio desde sua formação, Caruaru procura expandir sua vocação para o turismo. O principal evento é a festa de São João, que deixa o caruaruense orgulhoso em dizer que sua cidade é a capital do forró e que faz o melhor e maior São João do mundo.
De fato a festa é grandiosa. Durante os 30 dias do mês de junho, Caruaru recebe cerca de 1,5 milhão de pessoas para a festa popular. O principal arraial, a Vila do Forró, tem um pátio de 41 mil metros quadrados com capacidade para até 80 mil pessoas. Bandas de pífanos, bacamarteiros, sanfoneiros, drilhas e bonecos de barro espalham-se pela cidade.
A cada ano Caruaru promete trazer as maiores atrações, como a maior fogueira, o maior cuscuz, a maior pamonha, o maior pé-de-moleque e o maior arroz doce do mundo. É claro que não podemos deixar de falar que a cidade rivaliza com Campina Grande (PB) o status de produzir o maior São João do mundo, mas essa é uma competição saudável, onde quem sai ganhando é o turista, que pode prestigiar sempre uma festa melhor do que a outra.
Para que os visitantes possam apreciar a cidade não só na época das festas juninas, Caruaru também está voltando suas atenções para o Carnaval, Semana Santa e Natal, além de investir no esporte, levando disputas automobilísticas ao autódromo Ayrton Senna.

4) Substitua a expressão “a gente” pelo pronome oblíquo nós e faça as alterações necessárias:
a) Então a gente toma iniciativa, ama, luta e canta.
b) Tchau! A gente se vê de novo na quinta-feira.
c) Quando a gente pensa que vai acertar, dá tudo errado.
d) menina, quando a agente terminar a aprova vamos ficar quietinhas na classe.

5) Substituindo os pronomes pessoais, mude o foco narrativo das frases abaixo, retiradas dos textos da apostila 2. Você deve mudar o foco de 1ª pessoa para 3ª pessoa.
a) “Chego às vezes a dormir. Durmo meses e anos.”
b) Sempre pensei que o tempo fizesse tudo às claras.
c) Eu queria convidá-los a assistir ao que ele tem feito na escola.
d) Gostaria de dizer que não jogarei mais queima com vocês.

Postar um comentário

0 Comentários