Qual o texto mais marcante da Literatura brasileira?

Resumir em dez as frases ou textos mais marcantes da Literatura brasileira é uma tarefa impossível, mas não entenda que ludibriei você, meu caro e fiel leitor. O que trago aqui são 10 textos que considero singulares. Ou porque serviram de alento em momentos difíceis, ou por condensarem sentimentos, emoções que considero importantes a todos nós. Aproveite a leitura.
1. Quincas Borba, do Machado de Assis.
"Ao vencedor, as batatas".

2. Versos Íntimos, de Augusto dos Anjos.
"Apedreja essa mão vil que te afaga.
Escarra nessa boca que te beija".
3. Via Láctea, de Olavo Bilac.
Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto,
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E ao vir do Sol, saudoso e em pranto
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado-amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Têm o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem pode ter ouvido
Capaz de ouvir e entender estrelas."
4. Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade
"meu ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança"
5. Pneumotórax, de Manuel bandeira
"a vida que podia ter sido...e não foi"
6. A escrava Isaura, de Bernardo Guimarães
" O coração é livre, ninguém pode escravizá-lo, nem mesmo o próprio dono."
7. Soneto da Fidelidade, de Vinícius de Moraes
"...E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angustia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama..."
8. Poeminha do contra, de Mario Quintana
”Todos esses que aqui estão atravancando o meu caminho, eles passarão -- e eu passarinho!”
9. Poema Isto, de Fernando Pessoa
Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação,
Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio
Do que não está de pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!
10. Insira aqui, no último item, o seu trecho preferido

Postar um comentário

2 Comentários

  1. O trecho do Olavo Bilac me lembra muito o "Escravos cardiácos da estrelas, conquistamos todo o mundo sem nos levantar da cama, mas levantamos e ele é opaco..." do Tabacaria do F. Pessoa...

    []'s

    ResponderExcluir
  2. Hi, Prof. Bauru...

    Acredito que caberia bem, nesta pequena coletânea, os versos do Padre Antonio Thomas, em

    A Meretriz

    [...]

    Ontem, do gozo e da volúpia ardente
    Fosse a quem fosse dava a qualquer hora
    O seio branco e o lábio sorridente

    Hoje, triste sina, embalde chora
    Pedindo esmolas àquela mesma gente
    Que de seus beijos se fartara outrora.

    []'s @inaciorolim

    ResponderExcluir