Prêmio de Referência em Gestão Escolar


O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, uma iniciativa conjunta do Consed, da Undime, da Unesco e da Fundação Roberto Marinho, encontra-se agora em seu décimo ciclo de realização. O Prêmio destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

Em seus ciclos anteriores, desde sua criação em 1998, inscreveram-se, após terem realizado sua auto-avaliação, 19.230 escolas, e foram atribuídos 580 diplomas Escola Referência Nacional em Gestão Escolar.

A primeira escola de cada Estado/ Distrito Federal selecionada pelo Comitê Nacional de Avaliação recebe, além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a importância de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e uma coletânea de vídeos educativos concedidos pela Fundação Roberto Marinho.

Os(as) diretores(as) dessas escolas são contemplados(as) com o diploma Liderança em Gestão Escolar e recebem como prêmio a participação em viagem de intercâmbio no Brasil e/ou no exterior. Dentre essas escolas, a que for selecionada para o primeiro lugar recebe o prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais), concedido pela Fundação Roberto Marinho e também o diploma Destaque Brasil. Este Prêmio visa a contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de auto-avaliação de seu processo de gestão e para destacar e disseminar as experiências de referência na área. Dessa forma, tem servido como instrumento de sensibilização, motivação e orientação para o avanço da gestão escolar, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos. Por tudo isso, a expectativa é a de que, neste novo ciclo, haja uma adesão ainda maior ao Prêmio pelas escolas estaduais e municipais do País, como evidência de seu interesse em aprimorar os seus processos de gestão, entendidos como mobilização, articulação e organização do trabalho coletivo da escola e recursos para a garantia da aprendizagem de seus alunos.

O Manual de Orientações, que incorpora sugestões de diretores escolares, coordenadores estaduais e membros dos comitês de avaliação, apresenta o regulamento e as instruções para o processo de auto-avaliação da escola, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão escolar e a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos. Participe deste processo! A auto-avaliação constitui estratégia imprescindível à gestão escolar que busca construir sua competência e melhorar o desempenho da escola, com foco em seu objetivo que é o sucesso do aluno. Ao apresentar sua candidatura, o diretor e sua escola participarão de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade do ensino. Dê sua contribuição para o sucesso do Todos pela Educação, lançado no dia 6 de setembro de 2006. Uma gestão escolar de qualidade é pré-condição para alcançar as cinco grandes metas educacionais, até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil:

1. Todas as crianças de 4 a 17 anos estarão na escola.
2. Toda criança de 8 anos saberá ler e escrever.
3. Todo aluno aprenderá o que é esperado para a sua série.
4. Todos os alunos vão concluir a educação básica.
5. Os recursos da educação serão garantidos e bem geridos.

Fonte: Consed

* Você pode baixar o manual AQUI

O documento tem que mostrar como foi a gestão de 2009 e como será em 2010. Nada fácil quando há a mudança de direção nas escolas. Eu que o diga. 

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