Exercício sobre ambiguidade e clareza

familia ambiguidade Clareza é o nosso forte.

A clareza na linguagem é uma qualidade que devemos buscar sempre em nossos textos. Buscando isso, propus aos meus alunos um exercício no qual eles deveriam identificar e, em seguida, reescrever os períodos de forma que não houvesse possibilidade de dupla interpretação, ou seja, ambiguidade. Trago o mesmo para vocês, meus leitores, tão preocupados em melhorar a forma como escrevem. Façam, deixem as respostas nos comentários e, em breve, comentarei o que escreveram.

a) Vi o livro e a autora de que gosto.

b) Tenho um trabalho para entregar ao professor, que me deixa preocupado.

c) Estou fazendo um livro para a editora, que me ocupa o dia todo.

d) Há um ano comprei uma casa com um vistoso portão, que venderei agora.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. José Carlos Azeredo25/01/2011, 21:19

    Vi a autora do livro de que gosto.
    Estou preocupado com um trabalho que tenho que entregar ao professor.
    Estou ocupado o dia todo,fazendo um livro para a editora.
    Venderei agora uma casa comprada há um ano.Ela tem um vistoso portão.

    ResponderExcluir
  2. Vi o livro cuja autora me agrada muito.

    O trabalho que tenho que entregar ao professor me preocupa muito.

    O livro que estou fazendo para a editora me ocupa o dia todo.

    A casa que comprei há um ano e que venderei agora tem um vistoso portão.

    ResponderExcluir
  3. PODIA TER COLOCADO AS RESPOSTAS NÉ!!!MAS VALEU...

    ResponderExcluir
  4. 1.Vi o livro e a autora de que gosto.
    - Vi a autora do livro que gosto.
    - Vi o livro da autora que gosto.

    2.Tenho um trabalho para entregar ao professor, que me deixa preocupado.
    - Me deixa preocupado o trabalho que tenho que entregar ao professor.
    - O professor me deixa preocupado com o trabalho que tenho que entregar.

    3.Estou fazendo um livro para a editora, que me ocupa o dia todo.
    - Me ocupa o dia todo, o livro que estou fazendo para a editora.
    - Estou fazendo um livro e a editora me ocupa o dia todo.

    4.Há um ano comprei uma casa com um vistoso portão, que venderei agora.
    - Venderei a casa que há um ano comprei com um vistoso portão.
    - Venderei o vistoso portão da casa que comprei há um ano.

    ResponderExcluir
  5. vi o livro de que gosto e a autora

    tenho um trabalho,que me deixa preocupado,para entregar ao professor.

    estou fazendo um livro,que me ocupa o dia todo,para entregar editora.

    há um ano comprei uma casa,que venderei agora,com um vistoso portão.

    ResponderExcluir