Avaliação de interpretação de textos – Motivo

Exercícios de interpretação de textos com poemas são muito interessantes para valorizar a compreensão da linguagem literária. Tão importante quanto isso é possibilitar um contato com textos de qualidade escritos por grandes autores da nossa literatura como é Cecília Meireles. Este exercício explora as características desse gênero textual de grande expressividade. No fim, uma pequena proposta de produção de textos que pode ser aplicada em sala de aula.
Após ler o poema, responda as questões que estão no verso da folha. 

MOTIVO
Eu canto por que instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
-- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
--mais nada.
(In Obra Poética, Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1986)


1) Considere os versos "Atravesso noites e dias/ no vento". Devemos entendê-los no significado literal ou metafórico? Explique.

2) Ao longo do poema o "eu lírico" analisa as motivações possíveis de seu canto (poesia).
a) Essas motivações são emocionais/ Explique.

b) O canto tem uma motivação, uma função ética e social? Explique.

c) O eu lírico pretende perpetuar seu nome através da arte? Explique.

d) Qual seria, então, o único motivo?

3) Atenção ao período em destaque:
"...não sei, não sei. Não sei se fico ou passo."

a) Modifique a segunda oração de modo que ela tenha um predicado nominal.

b) Transforme a terceira oração, de modo que ela tenha predicado verbo-nominal. Grife o predicativo.

4) Sabemos que em todos os países existem crimes e criminosos. No Brasil, entretanto, principalmente nas grandes cidades, a criminalidade hoje atinge níveis expressivos e preocupa toda a população. Reflita sobre esta questão e escreva um texto sobre os motivos desse aumento de criminalidade.

Para produzir seu texto, siga os passos abaixo.

-  1º parágrafo; apresente o problema.
-  2º e 3º parágrafo: aponte (dois) motivos para o aumento da criminalidade.

Postar um comentário

0 Comentários