O uso do celular em sala de aula

Como educador, tenho visto os alunos trazerem para dentro da sala de aula costumes que praticam fora dela. É certo que devemos considerar a realidade do aluno e usá-la ao nosso favor, mas em especial o uso do celular em sala de aula bem como o de aparelhos de mp3 tem feito com que o rendimento dos educandos caia drasticamente.
celular_alunos_sala_de_aula_lei Sua escola não tem telefone?
Por este motivo, projetos como o da Câmara de Barueri são louváveis. Ontem foi aprovado nessa Câmara, o Projeto de Lei nº 027/2010 o qual proíbe o uso de aparelho celular e equipamentos eletrônicos nas salas de aulas das escolas municipais de Barueri, exceto àqueles para uso pedagógico.
Na escola particular em que trabalho o uso desses aparelhos é proibido. Ali, entendemos que o uso do celular, além de tirar a concentração durante as aulas, pode também ser usado para atos ilícitos.
Já houve situações, por exemplo, em que alunos tentaram usar o celular para “passar cola” ou tirar fotos de colegas para postar na internet. Já soube também de alunos que tinham posturas inadequadas dentro dos banheiros (depredação do patrimônio, bullying em alunos menores) e depois postavam na internet.
Só por estes motivos já teríamos argumentos suficientes para a proibição, por isso, acho de grande importância que outras Câmaras Municipais bem como Assembléias Legislativas façam como a Câmara de Barueri.
E você? O que acha da proibição desses aparelhos eletrônicos em sala de aula?

Postar um comentário

24 Comentários

  1. Sou completamente a favor da proibição...
    porque a maioria das pessoas não tem bom senso...acho um desrespeito aluno falando ao celular...ou escutando música durante a aula...
    pô...não quer estudar...não está interessado...não atrapalha ...
    beijos
    Leca

    ResponderExcluir
  2. Leca, obrigado pela visita. Concordo contigo. Não há bom senso por parte de quem quer usar o celular dentro da sala de aula. É estranho notar que em outras situações como teatro ou juri, as pessoas desligam rapidamente todos os aparelhos e não questionam ninguém sobre poder ou não usar. Pior é que nem adianta coibir pedindo o objeto para o aluno e entregá-lo para os pais, pois os mesmos entregam nas mãos do aluno na nossa frente. Isso sem contar os pais que ligam no celular do filho durante a aula. Como se vê, começa em casa.
    Mais uma vez, obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. O grande problema é exatamente a maturidade, que a grande maioria, se não todos, desses alunos ainda não tem.
    Vejo o exemplo no meu curso, ciẽncia da computação na Federal de SP, onde muitos "marmanjos" ainda ligam notebooks na aula para ficar no msn e em joguinhos, enquanto outros os utilizam apenas o mínimo necessário, para anotações digitais e uma ou outra pesquisa durante uma aula.
    Enfim, há que se ter bom senso do momento adequado para se utilizar esse tipo de aparelho, infelizmente a proibição é a única via que resta nesse caso.

    ResponderExcluir
  4. Meu colega, o problema não é proibir, e sim punir. Aqui em Sampa, é proibido mas os alunos tiram sarro da sua cara porque nunca "pega nada".
    De que adianta uma lei se não tem punição?

    ResponderExcluir
  5. Eduardo e Cidão, realmente falta bom senso. Creio que falte também por parte dos professores o preparo necessário para usar novas tecnologias. O que você falou, Eduardo, é interessante, pois sei de casos semelhantes. Imagine uma pessoa que use um smart para fazer anotações. É preciso saber bem o que se faz. Quanto ao que disse, Cidão, concordo. Fato mais lamentável ainda ocorre na escola pública. É proibido, mas vemos tanto alunos usando celular como outros fumando ou passando drogas na escola.

    ResponderExcluir
  6. Há um site que traz notícias diárias sobre Vereadores e Câmaras. Eu me cadastrei e recebo notícias todos os dias. O site é www.vereadores.net

    ResponderExcluir
  7. Bauru,

    Acho que você mistura duas coisas que, ao meu ver, devem ser vistas de forma separada.

    Celular em sala de aula não trás benefícios (a não ser que o educador o utilize a seu favor, com aulas, etc.).

    Mas é diferente de dizer "Celular na escola deve ser proibido".

    Na sala de aula penso que é uma discussão mais simples, mais fácil, deve ser proibido e ponto final. Mas na escola estamos interferindo em outros aspectos mais privados, pessoais dos estudantes, aspectos que não deveriam, ao meu ver, ser tratados com proibição...

    O bullying vai ocorrer com ou sem o celular, não deveria ser motivo para proibí-lo, sempre ocorreu, mesmo antes do aparelho...

    Excelente discussão, as usual...

    ResponderExcluir
  8. Sou a favor do uso do celular na escola, mas não em sala de aula. Mas isso requer, em minha opinião, certas mudanças como por exemplo: A porta da sala ser nos fundos e não na frente como em muitos casos. isso evita distração dos demais colegas, caso alguém precise atender uma ligação (em vibra-call). Outras atitudes como bullying devem ser reprimidas por outras atitudes, que não a proibição de celulares. Via @cleberab

    ResponderExcluir
  9. Existe um ditado muito bom que resume a situação: "Dois sentidos não assam milho."
    Sou a favor da proibição.
    Tem hora e horário para tudo na vida, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  10. Olá Bauru,

    Sem dúvida um tema sempre atual e polêmico.

    Há tempos atrás escrevi sobre a questão da utilização do vibracall nos celulares, principalmente em reuniões. Parece um assunto banal, mas quem já participou de uma reunião onde o celular de alguém tocou bem alto e tal pessoa ao atender tirou todo o foco da reunião, sabe o que quero dizer.

    Há uma diferença entre proibir o uso na escola e na sala de aula, porém, assim como no artigo que citei, o grande problema é a falta de bom senso. Tudo bem que uma lei ou projeto de lei irão por bom senso na cabeça dos alunos, agora, também não farão com que eles desliguem os celulares ao entrar numa sala de aula. Então, talvez seja melhor mesmo eles nem levarem os telefones.

    E também tem a questão do exibicionismo, que foi bem descrita nos comentários anteriores - ou seja, se alguém estiver com um celular, e tiver a oportunidade de se exibir, essa pessoa o fará.

    O que fazer então? Só melhorando a educação, talvez daqui uns 20 anos tenhamos pessoas mais conscientes.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. O uso do celular deve ser proibido na sala de aula ,pois a sala de aula é um lugar onde vamos adquirir conhecimento ,e para obtermos bons resultados é preciso consentração e o uso do celular não só vai interverir na aprendisagem do aluno como também na dos colegas de classe sem falar do disrespento ao professor.

    ResponderExcluir
  12. Sou completamente a favor da proibição...
    porque a maioria das pessoas não tem bom senso...acho um desrespeito aluno falando ao celular...ou escutando música durante a aula...
    pô...não quer estudar...não está interessado...não atrapalha ...

    ResponderExcluir
  13. eu acho,que tbm que deve ser proibido porque alem de tirar a concentração da pessoa que esta usando o aparelho tira de outros alunos...
    mais tambem não acho certo que os professores usem o celular na sala de aula...
    mais acho que na hora do intervalo podia até ser usado para passar tempo...
    eu estudo em Itatiba no interior de Sampa

    ResponderExcluir
  14. eu discordo tem que usar celular sim...

    ResponderExcluir
  15. sou a favor so celular na sala de aula sim pq agente precisa conversa com nosso amigos e mto trabalha de dia entao nao tem como conversa liga para eles para conversa e o unica horario qe eles estao disponivel é a noite e a noite nois ta na sala de aula entao agente conversa por msg a noite no horario da escola. alem disso ta tirando a concentraçao nossa qe ta usando o celular nao da outras pessoas
    EU SOU A FAVOR MSM

    ResponderExcluir
  16. sou a favor do celular dentro da sala de aula

    ResponderExcluir
  17. Sou a favor ao uso do celular sim em sala de aula, pois em meu caso me ajuda sim em consigo ficar mais quieta

    ResponderExcluir
  18. eu sou a favor porque se alguma pessoa ligar pra voce em caso de vida ou morte,eai como que vai fica essa situação vai deixa essa pessoa moirreerereh e como fica

    ResponderExcluir
  19. Essas situação teria uma fácil resolução se os alunos em questão tiverem bom senso com o uso do celular na sala de aula. A questão não é o uso na escola, mas sim na SALA DE AULA.

    ResponderExcluir
  20. Sou a favor de uso de celular na escola...deveria ter limites e não a proibiçaõ por exemplo: usar depois da explicação sendo executada.

    ResponderExcluir
  21. Eu concordo com a proibição do uso de celular em sala de aula, pois atrapalha mutio a aula dos professores!!!!
    Se eu fosse uma professora, eu concerteza puniria uma pessoa que esta autilizando celular em minha aula! Pelo menos tomaria uma providencia contra essa pessoa, pois se ela sabe que não pode utilizar o celular em sala de aula ela não deveria!
    Exceto quando uma pessoa precisa do celular pra emergências ela até que poderia levar o celular na sala de aula!!!!!..persebe-se que de vez em quando os prefessores atendem o celular ems ala de aula, eu por exemplo, ja ´preseciei isso varias vezes! kkk'
    byeee.....bjoss

    ResponderExcluir
  22. Robson '

    Eu sou a favor de celular na Escola sim
    mais não em sala de aula pois tem alunos que precisa usar o cell para alguma coisa que sua mae deseja ou Precisa te Falar
    se ligar em periodo de aula deixe avisado que ligue só se for com urgencia seria bem melhor se deixa-se avisado para todos isto ficaria bem mais organizado ...'

    ResponderExcluir
  23. Robson '

    Eu sou a favor de celular na Escola sim
    mais não em sala de aula pois tem alunos que precisa usar o cell para alguma coisa que sua mae deseja ou Precisa te Falar
    se ligar em periodo de aula deixe avisado que ligue só se for com urgencia seria bem melhor se deixa-se avisado para todos isto ficaria bem mais organizado ...'

    ResponderExcluir
  24. eu sou a favor dpo uso de celulares na sala de aula sim nois precisa nao atrapalhando os professor tbom dimais EU SOU A FAVOR SIM

    ResponderExcluir