4 considerações importantes sobre o ato de escrever

No último post, falei a respeito de três aspectos importantes para quem quer ser bem sucedido no processo de escrita. Hoje, refletiremos sobre 4 outros aspectos que considero importantes para todo escritor. Vejamos quais são:


Coerência
É preciso muita atenção para perceber se há lógica ou verossimilhança no que se está escrevendo. Começar afirmando algo e negá-lo no meio ou no fim, ferir pressupostos da realidade externa ao texto, exibir mudanças abruptas sem justificativa adequada... tudo isso representa ruptura de coerência. Antes de entregar o texto, é preciso fazer uma releitura rigorosa para controlar a propriedade e a adequação de tudo que se escreveu.

Coesão
Orações, períodos e parágrafos devem estar amarrados de forma que possam levar o leitor a compreender a relação entre eles. Deve ficar clara, para quem ler, a passagem de uma ideia para outra e o tipo de relação lógica que as une. Isso se consegue principalmente pelo uso adequado de conectores.

Qualidade do discurso
Você precisa mostrar que dispõe de recursos suficientes para a construção de um discurso consistente segundo a modalidade de texto solicitada. Na narração, é preciso criar um conflito, construir personagens convincentes, ordenar os acontecimentos numa sequência interessante, criar suspense, imaginar o desfecho... Já na dissertação, é necessário mostrar argumentos variados e persuasivos, antecipar possíveis contra-argumentos, evitar radicalismos e generalizações, mostrar senso crítico...

Linguagem
Como o texto deve ser redigido de acordo com o padrão da linguagem culta escrita, é preciso seguir as normas impostas por esse padrão. A linguagem deve ser "correta". Isso não significa que alguns elementos da oralidade não possam eventualmente aparecer, mas é preciso que se respeitem os limites do contexto criado. E preciso evitar palavras de significado vago, chavões, lugares-comuns e clichês.

Postar um comentário

0 Comentários