3 considerações sobre o ato de escrever

Um texto é construído por meio de recursos que a língua nos oferece e que precisamos aprender. Falava isso na aula inaugural na escola pública ontem. É preciso entender que muito do que aprendemos nos bancos escolares apenas servirá para nos tornarmos mais flexíveis no uso da linguagem e para conhecermos as combinações possíveis. No processo dessa aprendizagem, somos sempre submetidos à análise de professores (no tempo da escola) ou leitores (se você mantém um blog, claro).

Quem disse que você não conseguirá?

Muitas pessoas, durante esse processo, não entendem que a correção é um instrumento valioso para nosso progresso na escrita! Por meio dela, são apontados os problemas do texto, as falhas de construção, os desvios da norma culta, passagens obscuras, possíveis ambiguidades ou incoerências.
Ao escrever, ajuda muito você ter em mente os aspectos do texto que costumam ser levados em conta na correção.

Aspectos estéticos

Procure escrever com letra regular (nem muito grande nem muito pequena), bem legível; alinhe o corpo do texto junto às margens direita e esquerda; mantenha-se dentro dos limites de linhas impostos para o texto; evite rasuras e borrões. No caso da escrita no computador, teste possíveis combinações que valorizem a leitura e cativem o leitor.

Adequação à modalidade de texto pedida

Não escreva um texto dissertativo se o que se pede é um texto narrativo. É um erro comum dos alunos acharem que o ato de escrever é um exercício de criatividade sem regras. Texto escrito fora da modalidade pedida costuma ser anulado.

Adequação ao tema

Não se avalia um texto apenas pela forma (a linguagem empregada) ou pela qualidade e pertinência das ideias expostas. Leva-se em consideração também a capacidade de interpretação de enunciados - a coletânea de textos ou o mote a partir do qual se pensará o texto. É fundamental a identificação do tema sobre o qual se deve escrever.

Observem isso e compreendam que redação não é um exercício tão subjetivo ao ponto de termos de contar com o estado de ânimo do corretor.
No próximo post abordarei ainda a coerência, coesão e qualidade do discurso nos exercícios de escrita.

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