Exercícios de Português para professores de Português

Muitas avaliações de Língua Portuguesa e exercícios postados aqui não têm como objetivo testar o conhecimento linguístico dos leitores. Lembrem-se de que há a possibilidade de alguns professores usarem o que tenho postado em suas aulas. Para esses, quero apenas lembrar de um aspecto muito importante. Não é possível padronizar a aplicação de exercícios de Língua Portuguesa em classes de escolas diferentes e, às vezes, nem em turmas da mesma escola. Cada aluno tem suas individualidades assim como cada leitor desse blog tem suas particularidades.
Os comentários deixados aqui mostram que estou transitando num terreno fértil, porém muito heterogêneo. Muitas vezes tenho refletido sobre os rumos das postagens daqui e vejo que preciso mesclar as dicas de redação e reflexões sobre a escrita as quais são para todos os meus leitores, e as avaliações que servem de modelo para exercícios que serão aplicados por meus colegas docentes ao longo deste ano. Fica meu desejo de que sejam postagens interessantes para todos, pois para mim tem sido imensamente gratificante.


Como você pode me ajudar?

Há algumas maneiras simples de participar deste blog. Listo abaixo cada uma de que me lembrei:

- Sugestões: Além de mim, quem mais seria indicado para dizer o que gostaria de ver postado aqui neste blog do que você, meu leitor?

- Comentários: O Teilor é um bom exemplo de comentarista que motivou-me a criar algo em resposta a algo que escreveu (veja no post O que fazer quando a ideia não é excepcional?). Fale, escreva o que quiser e mostre a todos que é um ser pensante. De quebra, ganhe um link;

- Feed: O número de assinantes em um mês confirma a tese de que estou no caminho certo. Obrigado:

- Seguir o blog: Claro, se você é assinante do feed, não é obrigado a seguir ali pelo widget de seguidores, mas tenho um prazer especial ao ver o rosto dos meus amigos por ali.

Por último, agradeço aos amigos que têm feito este blog crescer bastante nesse começo de caminhada. Além de um crescimento de mais de 100% nas visitas, a baixa taxa de rejeição do blog e dos comentários sempre bem formulados, os RT's me enchem de alegria. Obrigado.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Gostei muito deste blog. tembém tenho um www.flordolaciospc.blogspot.com- ficarei feliz caso o visite e comente- escrevi texto diferente sobre reforma ortográfica-Conotativamente-uma história atual- é só entrar e conferir!Felicidades! Sandra Prado

    ResponderExcluir
  2. Muito interessantye e se faz necessário nos dias atuais. Um incentivo para os professores continuaram se atualizando. Também tenhio um site bacana, pois ou revisora de textos, e professora de português, se quiser conhecer, basta ir até a página: http://www.consultoriaportugues.webnode.com.br. Beijinho.

    ResponderExcluir
  3. como faço para unir essas frases?
    *observo que existe preocupação em melhorar a formação dos professores para o uso de tecnologias em sala de aula.
    *oferecer cursos específicos sobre o uso de tecnologias em sala de aula não é suficiente.
    *estudo muito sobre o uso de tecnologias em sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. como faço para unir essas frases?
    *observo que existe preocupação em melhorar a formação dos professores para o uso de tecnologias em sala de aula.
    *oferecer cursos específicos sobre o uso de tecnologias em sala de aula não é suficiente.
    *estudo muito sobre o uso de tecnologias em sala de aula.

    ResponderExcluir