DESCRIÇÃO — Retratando a realidade

Descrever é fazer um retrato, uma imagem, de pessoas, lugares, animais, objetos.
Considera-se uma boa descrição aquela que dá ao ouvinte ou leitor a impressão de estar presenciando o que está sendo descrito. Uma descrição pode apresentar os aspectos gerais (visão global) ou os particulares, chamando a atenção sobre os detalhes. Quando descrevemos personagens, podemos evidenciar os aspectos físicos ou psicológicos ou, ainda, combinar os dois.
Diferentemente da Narração, na qual as palavras mais abundantes são os verbos, na Descrição, a adjetivação assume importância para retratar qualidades, defeitos, cores, enfim, as características do que está sendo descrito. Os verbos de ligação, também, marcam sua presença, pois se prestam bem para atribuir (ligar) as características aos seres.

Não falei com a Priscila Souza sobre isso, mas creio que os fotógrafos sejam bons em descrições. Justamente por captarem a realidade, conseguem eternizar um fato por meio do retrato que fazem dela. De igual modo, cada pessoa tem uma maneira de observar, sentir e descrever a realidade — é o seu ponto de vista, que pode ser objetivo, procurando retratar o real com precisão, ou subjetivo, de acordo com seu estado de espírito, suas emoções naquele momento ou suas pretensões estéticas.

No próximo post, a Dissertação.

Postar um comentário

0 Comentários