Exercite sua capacidade de ser coerente

Um bom exercício para realizar e verificar sua capacidade de relacionar informações é este que proponho aqui. Complete as lacunas de modo que parágrafo seja dissertativo, coeso e coerente! No final, darei um exemplo.
Não desista força fé Não desistir de aprender é o mais importante

"Dissimular: virtude de rei e de camareira" escreveu Voltaire. Embora a sinceridade (Apresente um aspecto positivo da sinceridade aqui) , a arte de dissimular (quais as vantagens de mentir?), já que a franqueza (quais as consequências de falar a verdade?). O prudente, portanto, é saber quando dissimular e quando não: (exemplifique com um caso em que falar a verdade pode ser bom ou ruim).
Exemplo:
"Dissimular: virtude de rei e de camareira" escreveu Voltaire. Embora a sinceridade, atualmente, seja essencial na relação entre blogueiro e leitor, a arte de dissimular pode não só render muitas visitas como aumentar os rendimentos de quem monetizou o blog, já que a franqueza pode revelar o descontentamento do autor de um blog com seus leitores menos capazes de entender as mensagens que são veiculadas no mesmo. O prudente, portanto, é saber quando dissimular e quando não: se a verdade for afastar os leitores e até mesmo criar uma inimizade, o melhor é ignorar ou omitir a tristeza em relação à burrice de alguns. Já se houver intimidade entre as pessoas envolvidas, é sempre melhor colocar tudo em pratos limpos.
Bom, agora é com vocês.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Lá vamos nós: "Dissimular: virtude de rei e de camareira" escreveu Voltaire. Embora sinceridade seja reconhecida como sinal de respeito e educação, a arte de dissimular é essencial na construção de um relacionamento duradouro, já que a franqueza quase sempre resulta em uma mulher histérica e um homem dormindo no sofá. O prudente, portanto, é saber quando dissimular e quando não: se a mulher pergunta se está gorda em seus 90kg, o homem sempre deve dizer que não.

    ResponderExcluir
  2. Dissimular não é mentir, mas omitir verdades inconvenientes, afinal, ninguém está disposto a ficar 100% do tempo exposto à rudeza da verossimilhança.
    Concordo que um casamento se esgota no momento em que a verdade se torna onipotente.

    ResponderExcluir
  3. Blogpaedia, creio que você não entendeu o espírito da brincadeira...

    ResponderExcluir
  4. Lomyne, acho mesmo que ele não entendeu, mas tudo bem.

    ResponderExcluir