No artigo de hoje trago uma prova de 4º ano do ensino fundamental. Claro que é bastante simples, mas como tenho um número bastante grande de leitores que trabalham com estas séries, espero que ajude a montar atividades de interpretação de textos paar suas aulas. Vocês poderão encontrar bastante material também no meu site sobre o Enem, o Mais Educativo.
EU TAMBÉM QUERO JOGAR!
Pois eram dois irmãos: um menino, o Pedro. E uma menina, a Joana.
Eles viviam com os pais, seu Setúbal e dona Brites.
E os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos.
Por exemplo...
Pedro pegava a bola para ir jogar futebol, lá vinha Joana:
- Eu também quero jogar!
Pedro danava:
- Onde é que já se viu mulher jogar futebol?
- Ué, toda hora eu vejo! Tem até jogo de artistas de televisão! E mesmo que não visse... Uma
vez é a primeira!
- Eu é que não vou levar você! O que é que meus amigos vão dizer?
- E eu estou ligando pro que os seus amigos vão dizer?
- Pois eu estou. Não levo e pronto!
Joana ficava furiosa, batia as portas, chutava o que encontrasse no chão, fazia cara feia.
Dona Brites ficava zangada:
- Que é isso, menina? Que comportamento! Menina tem que ser delicada, boazinha...
- Boazinha? Pois sim! – respondeu Joana de maus modos.
Ruth Rocha
1) O problema que dá origem à esta história é:
( ) Irmãos do mesmo sexo que têm problemas de relacionamento.
( ) Mãe e filho não tem bom relacionamento.
( ) Irmãos de sexos diferentes que têm problemas de relacionamento.
2) O texto mostra um tipo de preconceito que é comum entre meninos e meninas. Que tipo de preconceito é este?
3) No trecho
“Eu também quero jogar!
Pedro danava: Pedro danava:
_ Onde é que já se viu mulher jogar futebol?”
A expressão em destaque significa:
( ) não se importava
( ) ficava irritado
( ) gritava mais alto
4) O tema do texto é:
( ) O preconceito entre meninas e meninos.
( ) A briga diária de dois irmãos.
( ) A falta de paciências dos pais.
5) No trecho “Eles viviam com os pais, seu Setúbal e dona Brites.” A palavra destacada pode ser substituída por quais personagens do texto?
6) Leia novamente a frase abaixo.
- Boazinha? Pois sim! – respondeu Joana de maus modos.
Nesta frase, a palavra modos significa:
( ) Posição do corpo.
( ) Maneira de dizer.
( ) Jeito de conseguir algo.
7) Esse texto foi escrito para:
( ) Ensinar brincadeiras entre irmãos.
( ) Alertar sobre o preconceito.
( ) Criticar o carinho exagerado entre pais e filhos.
8) Que reação Joana tinha quando seu irmão não a levava para jogar bola?
9) Que motivo João teve para não levar sua irmão ao jogo de futebol?
10) Nesse texto, o narrador é:
( ) a Joana
( ) seu Setúbal
( ) o Pedro
( ) a Ruth Rocha
( ) a Dona Brites
11) Assinale os adjetivos que se referem a Joana:
( ) delicada
( ) teimosa
( ) questionadora
( ) sossegada
12) Leia o texto abaixo:
CHUTEIRA NÃO É SÓ PARA MACHO
Depois da Copa do Mundo, o futebol feminino explodiu. Já existem pelo menos mil times de futebol de campo no país formados só por mulheres, todos amadores.
A Federação de Esportes de Praia do Rio de Janeiro calcula que mais de seiscentas meninas joguem regularmente nas areias de Copacabana(...).
E olha que até o início da década passada, futebol não era coisa para mulheres. Assim dizia, a lei.
O Estado de S. Paulo, número 5, ano 3,1996. (Estadão na Escola)
a) Esse texto é:
( ) Uma notícia.
( ) Um classificado.
( ) Um bilhete.
( ) Uma receita.
b) Escreva os tempos verbais das frases da reportagem:
- Depois da Copa do Mundo, o futebol feminino explodiu.
- A Federação de Esportes de Praia do Rio de Janeiro calcula que mais de seiscentas meninas joguem regularmente nas areias de Copacabana(...).
13) Leia a tirinha abaixo:
a) Compare as frases seguintes, observando as expressões destacadas:
- Vá pegá-lo Garfield.
- Pega ele Garfield.
Qual das duas frases está de acordo com a variedade padrão da língua portuguesa. Reescreva-a:
0 Comentários