Uma das dificuldades dos professores que acessam este site atrás de bons exercícios para seus aluno é que nosso conteúdo é quase exclusivamente para Ensino Médio. Isso porque o material que produzo é, invariavelmente, para meus alunos e eu trabalho apenas com Ensino Médio hoje. Mas nos meus arquivos ainda há material de quando eu lecionava para a antiga quinta série. Dentre estes exercícios está a lista que usei como tarefa de casa antes de uma atividade avaliativa. Para aqueles que farão o Enem [inscrição para o Enem], este não é um exercício que exija muito. Se quer fazer exercícios de interpretação de textos para o Enem, visite o site Mais Educativo. Há uma coletânea bastante interessante por lá sobre isso.
![]() |
Prepare-se melhor para as provas deste ano! |
Lista de exercícios de interpretação
Leia com atenção e responda o que se pede
IDENTIDADE
Às vezes nem eu mesmoSei quem sou.Às vezes souÔ meu queridinho”,Às vezes sou“moleque malcriado”.Para mimTem vezes que eu sou rei,Herói voador,Caubói lutador,Jogador campeão.Às vezes sou pulga,Sou mosca também ,Que voa e se escondeDe medo e vergonhaÀs vezes eu sou Hércules,Sansão vencedorPeito de aço,Goleador!Mas o que importaO que pensam de mim?Eu sou quem sou,Sou assim,Sou menino.
1- Segundo o poema, nem sempre um menino é o "queridinho”. Cite ocasiões ou situações em que crianças são “queridinhas”.
2- A frase: “Às vezes nem eu mesmo sei quem sou” revela:
( ) dúvida ( ) certeza ( ) precisão ( ) incerteza ( ) decisão ( ) hesitação
3- O que o menino pode ter feito para ser chamado do “moleque malcriado”? Marque (V) ou (F):
( ) quando desobedece os adultos.
( ) quando tem um excelente comportamento.
( ) quando fala palavrão
( ) quando incomoda os adultos
( ) quando não se comporta como os adultos desejam.
4- Assinale as alternativas corretas:
( ) Os meninos descobrem logo sua identidade.
( ) A busca da identidade é algo demorado e complexo.
( ) Às vezes as crianças se sentem eufóricas, vencedoras, às vezes se sentem deprimidas.
( ) Devemos levar sempre em conta as opiniões dos outros sobre nós.
( ) Não importa o que os outros pensam a nosso respeito, importa o que somos.
5- Quantos versos há no poema acima?
6 – No poema há rimas?
Cite algumas
7– Escreva que tipo de pronome são as palavras abaixo:
eu =
quem =
mim=
se =
meu =
8– Copie do poema dois substantivos próprios.
9– Copie do poema dois substantivos comuns.
0 Comentários