Atividade de interpretação para 5ª série

Uma das dificuldades dos professores que acessam este site atrás de bons exercícios para seus aluno é que nosso conteúdo é quase exclusivamente para Ensino Médio. Isso porque o material que produzo é, invariavelmente, para meus alunos e eu trabalho apenas com Ensino Médio hoje. Mas nos meus arquivos ainda há material de quando eu lecionava para a antiga quinta série. Dentre estes exercícios está a lista que usei como tarefa de casa antes de uma atividade avaliativa. Para aqueles que farão o Enem [inscrição para o Enem], este não é um exercício que exija muito. Se quer fazer exercícios de interpretação de textos para o Enem, visite o site Mais Educativo. Há uma coletânea bastante interessante por lá sobre isso.

Prepare-se melhor para as provas deste ano!

Lista de exercícios de interpretação

Leia com atenção e responda o que se  pede


IDENTIDADE

Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou.
Às vezes sou
Ô meu queridinho”,
Às vezes sou
“moleque malcriado”.
Para mim
Tem vezes que eu sou rei,
Herói voador,
Caubói lutador,
Jogador campeão.
Às vezes  sou pulga,
Sou mosca também ,
Que voa e se esconde
De medo e vergonha
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor
Peito de aço,
Goleador!
Mas o que importa
O que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
Sou assim,
Sou menino.
1- Segundo o poema, nem sempre um menino é o "queridinho”. Cite ocasiões ou situações em que crianças são “queridinhas”.

2- A frase: “Às vezes nem eu mesmo sei quem sou” revela:
(  ) dúvida       (   ) certeza    (   ) precisão    (   ) incerteza    (   )  decisão    (   ) hesitação

3- O que o menino pode ter feito para ser chamado do “moleque  malcriado”? Marque (V) ou (F):
(   ) quando desobedece os adultos.
(   ) quando tem um excelente comportamento.
(   ) quando fala  palavrão
(   ) quando incomoda os adultos
(   ) quando não se comporta como os adultos desejam.

4- Assinale as alternativas corretas:
(   ) Os meninos descobrem logo sua identidade.
(   ) A busca da identidade é algo demorado e complexo.
(   ) Às vezes as crianças se sentem eufóricas, vencedoras, às vezes se sentem deprimidas.
(   ) Devemos levar sempre em conta as opiniões dos outros sobre nós.
(   ) Não importa o que os outros pensam  a nosso respeito, importa o que somos.

5- Quantos versos há no poema acima?

6 – No  poema há rimas?
Cite algumas

7– Escreva que tipo de pronome são as palavras abaixo:
eu =
quem =
mim=
se =
meu =

8– Copie do poema dois substantivos próprios.

9– Copie do poema dois substantivos comuns.

Postar um comentário

0 Comentários