Exercícios sobre adjetivo – Questões

Nos exercícios de hoje, vamos revisar uma outra classe gramatical bastante importante e usada em nossos textos. Os adjetivos, além de qualificar os seres, expressa um posicionamento do enunciador a respeito do objeto descrito. Vamos então fazer estes exercícios e, caso queira ver mais alguns exercícios sobre o mesmo assunto, visite nosso site chamado Quero Aprender Português [clique aqui].

10660174_10152671187258069_2831104186154114358_n

Classes de palavras: o adjetivo

1. Leia com atenção o texto a seguir:

É aqui, perto do vau da Sarapalha: tem uma fazenda denegrida e desmantelada; uma cerca de pedra-seca, do tempo de escravos; um rego murcho, um moinho parado; um cedro alto, na frente da casa; e, lá dentro, uma negra, já velha, que capina e cozinha o feijão.

Guimarães Rosa. "Sarapalha". Sagarana.

Indique os adjetivos que aparecem nesse texto para qualificar os substantivos transcritos a seguir:

- fazenda
- rego
- moinho
- cedro
- negra

2. No interior do texto, os adjetivos ou locuções adjetivas costumam ser usados para caracterizar, positiva ou negativamente, personagens, lugares, situações.

Leia com atenção o texto que segue.

A dona era uma velha balofa, de peruca mais negra do que a asa da graúna. Vestia um desbotado pijama de seda japonesa e tinha as unhas aduncas recobertas por uma crosta de esmalte vermelho-escuro, descascado nas pontas encardidas.

Lygia Fagundes Telles

a)  A personagem que aí aparece vem caracterizada positiva ou negativamente?

b)  Transcreva alguns adjetivos que contribuem para criar essa imagem.

3. Destaque quatro adjetivos e uma locução adjetiva que, no trecho a seguir, concorrem para criar a imagem de um estudante descontraído e à vontade.

Esguio e magro, metido num largo blusão azul-marinho, cabelos crescidos e desalinhados, tinha um jeito jovial de estudante.

Lygia Fagundes Telles

4. Indique a classe gramatical das palavras destacadas, de acordo com o código que segue:
a)  substantivo
b)  adjetivo
c)  adjetivo substantivado
d)  substantivo adjetivado
e)  locução adjetiva

I) O neurótico com a maleta preta recalcitrou um pouco mas acabou entrando no ônibus. (Rubem Fonseca)
1 (   )     2 (   )

II) O magrela de casaco azul chamava-se Carlos (...) (Rubem Fonseca)
1 (   )      2(   )    3(   )

III) Manhãzinha fria. Quando os dois velhos — que não são velhos — falam, sai-lhes da boca uma baforada branca, como se estivessem pitando. (Guimarães Rosa)
1 (   )      2(   )    3(   )    4(   )    5(   )

IV) (...) celebrou antecipado uma grande noite de núpcias. (Ricardo Ramos)
1 (   )      2(   )

5. A qualificação do substantivo pode ser feita pelo adjetivo ou por locuções adjetivas. Nos trechos a seguir, permute as locuções adjetivas por adjetivos ou adjetivos por locuções adjetivas.
a) Os revisores corrigem os erros ortográficos dos escritores. (Rubem Fonseca)
b) Os primeiros ares do outono devem ter encorajado o ilustre personagem a voltar às ruas (...) (Luís Fernando Veríssimo)
c) (...) Gonçalo, que durante todo o dia preguiçara, estirado no divã de damasco, com uma vaga dor nos rins, atravessou languidamente o quarto (...) (Eça de Queiroz)

6. A nacionalidade, ou a origem geográfica das pessoas ou coisas indicadas pelo substantivo, pode ser indicada por um adjetivo pátrio ou por uma locução adjetiva. Nos trechos a seguir, permute a locução pelo adjetivo correspondente.
a)  Casal da França é morto em Beirute. (Folha de S.Paulo)
b)  Metro de Lisboa concentra "amigos do alheio". (Folha de S.Paulo)
c)  A população da Lituânia, como a da Polónia, é majoritariamente católica. (Folha de S.Paulo).
d)  Punguistas chilenos atacam no metro de Londres. (Folha de S.Paulo)

7. No trecho que segue, passe o substantivo destacado para o feminino e reescreva a frase, fazendo as adaptações necessárias.
(...) estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes. - Machado de Assis

8. Complete a lacuna com o feminino do adjetivo proposto entre parênteses.
a)  Os trovões afastavam-se, reboando ao longe, e a chuva refervia sobre a telha _____________ (Manuel da Fonseca) — (vão)
b)  Sua querida mãe era __________________ (Clarice Lispector) — (judeu)

9. Substitua o termo em destaque pelas palavras sugeridas entre parênteses e reescreva a frase, fazendo as alterações necessárias.
a)   (...) tinha os olhos em nós, com um riso que me pareceu mau. (Machado de Assis) — (risada)
b)  Neste sistema burguês, onde só tem importância a aparência (...), comecei a superestimar a coragem. (Lygia Fagundes Telles) — (sociedade)

10.  Preencha os espaços com a forma plural dos adjetivos indicados entre parênteses.
a)  Essa paisagem de tons ______________ (claro, calmo, azul, cinzento), que veste os rostos______________ (quieto, previsível), quase _______________ (familiar). (Ricardo Ramos)
b)  Zefa resmungoyi as costumeiras palavras ___________ (ininteligível) e se dirigiu para o fundo da
casa. (Jorge Amado)
c)  O papel de parede branco passara a amarelo e percebia-se que em alguns pontos já havia sofrido____________________(hábil) remendos. (José de Alencar)
11. Resolva os exercícios a seguir, de acordo com o modelo: Tratava-se de um problema político-econômico. Tratava-se de razões político-econômicas.
a) A vista era magnífica e eu gostava de olhar as montanhas, já longe, envoltas numa neblina cinza-azulada. (Roberto Drummond)
Montanhas envoltas em tons_______________.

b)  O gato tem nariz cor-de-rosa, um pelo cheiroso e fofo. A aranha tem uma barriga amarelo-dourada, e fez uma teia no pé da cama. (Tânia Faillace)
O gato tem orelhas________________.
A aranha tem palpos________________.

c)   (...) as cores das roupas mais fortes, vivas e fluorescentes, invadem as lojas, com tons como o verde-limão, laranja, azul-turquesa e amarelo-neon.
As roupas têm tons_____________,_____________, _____________e_____________.

d)  Ambos estavam muito corretos nas suas roupas de domingo, ele de terno azul-marinho, ela num vestido azul, de bolinhas brancas. (Fernando Sabino)
Ele usava calça e blusa_________________; ela, sapatos ________________, de bolinhas brancas.

e)  Com a aproximação das eleições nos municípios recém-emancipados, a política estadual se agitava. (Mário Palmério)
Nas cidades________________, a política estadual se agitava.

12.  As formas destacadas nas frases a seguir, correspondem ao grau superlativo sintético de certos adjetivos. Transponha esses adjetivos para o superlativo analítico correspondente.
a)  Digam-lhe que estou tristíssimo, mas não posso ir esta noite ao seu encontro. (Vinícius de Moraes)
b)  Foi um risco enorme, Ricardo. Ele é ciumentíssimo. (Lygia Fagundes Telles)
c)   Mas, quer filha dos valentes do Norte, quer dos pugnacíssimos sarracenos, ela era formosa, na sua singela grandeza, entre as outras sés da Espanha. (Alexandre Herculano)

13.  Complete os espaços com o superlativo absoluto sintético do adjetivo indicado entre parênteses.
a)  Os olhos de Escobar, claros como já disse, eram_________________(doces). (Machado de Assis).
b)  Vem, Noite___________(antiga) e idêntica, Noite Rainha nascida destronada, Noite igual por dentro ao silêncio. (Fernando Pessoa)
c)  — Não se zangue, (...) você está sendo__________ (fiel). (Lygia Fagundes Telles)
d)  (...) falei pela veneração, pela estima, pelo afeto, para cumprir um dever amargo, um dever____________ (amargo). (Machado de Assis)

14.  Preencha os espaços com a forma apropriada do comparativo de superioridade do adjetivo entre parênteses.
a)  Nenhum remédio______________(bom) que aquilo: os amigos reunidos na conversa afiada. (Mário Palmério)
b)  (...) o tigre ficou tão perto que o Giramundo sentiu seu bafo,_________(mau) que bafo de onça (...). (Roberto Drummond)

15.  Complete a lacuna com o grau superlativo absoluto sintético do adjetivo má.
— Dizem que a água no vinho faz de duas bebidas excelentes uma________________(José de Alencar)

16.  Reescreva a frase, colocando o adjetivo destacado no comparativo de superioridade.
Havia muita confusão; o serviço não estava mau, mas andou tão atrapalhado! (José de Alencar)

17.  Observe o seguinte trecho:

O luar quando bate na relva Não sei que cousa me lembra Lembra-me a voz da criada velha Contando-me contos de fadas.

Fernando Pessoa

Se, em vez de criada velha, escrevêssemos velha criada, haveria alteração de sentido? Explique sua resposta.

18.  (UPF-RS) Os professores_________________gostariam de oferecer sua colaboração à Universidade para que novas atividades________________sejam estimuladas.
a)  abaixo-assinados - técnica-científicas
b)  abaixo-assinados - técnicas-científicas
c)  abaixo-assinado - técnicas-científicas
d)  abaixo-assinados - técnico-científicas
e)  abaixo-assinado - técnico-científicas

19.  (FUVEST-SP) No trecho "Consequentemente, devem estar muito mais contentes que os bisavós — a aceitarmos a suposição que todo mundo faz.", indique o grau da palavra que é um adjetivo.

20.  (CEFET-PR) Indique a alternativa em que não há correspondência correta entre o adjetivo e seu superlativo.
a)  Não era uma fruta doce, era dulcíssima.
b)  O cão era mais do que feroz, era ferocíssimo.
c)   Era de berço nobre, aliás, nobilíssimo.
d)  Este vinagre não é apenas acre, é acríssimo.
e)  A terra não era úbere, era ubérrima.

21.  (CEFET-MG) O jaguar é o mais perigoso dos carnívoros da floresta.
O adjetivo dessa frase está no grau:
a)  superlativo absoluto analítico
b)  comparativo de superioridade
c)  superlativo relativo de superioridade
d)  superlativo absoluto sintético
e)  comparativo de igualdade

22.  (CTA-SP) Em qual^das alternativas os substantivos se relacionam, respectivamente, aos adjetivos simiesco, ígneo, somático, insular?
a) macaco, fogo, corpo, ilha
b) semelhança, pedra, corpo, solidão
c) moeda, fogo, adição, arquipélago
d) macaco, pureza, constituição, isolamento
e) similar, ignorância, soma, istmo

23.  (ESPM-SP) Dê os adjetivos equivalentes às expressões destacadas, respectivamente:
a) programa da tarde
b) ciclo da vida
c) representante dos alunos

24.  (UNITAU-SP) Assinale a opção em que a inversão da ordem dos termos altera o sentido fundamental do enunciado.
a)  Vivia uma situação terrível / Vivia uma terrível situação
b)  Possuía um rosto belo / Possuía um belo rosto
c)   Cantava uma triste canção / Cantava uma canção triste
d)  Era um lugar deserto / Era um deserto lugar
e)  Era um homem simples / Era um simples homem.

25.  (UEL-PR) Dê um adjetivo cujo significado corresponda ao da expressão "de cidade":
"A pesquisa comprovou que aquelas doenças eram típicas de ambientes de cidade, nunca detectadas em zonas rurais."

26.  (UFSC-Adaptado) Observe as proposições a seguir:

I) Poucos autores escrevem poemas herói-cômicos.
II) Os cabelos castanhos-escuros emolduravam-lhe o semblante juvenil.
III)  Vestidos vermelhos e amarelo-laranja foram os mais vendidos na exposição.
IV)  As crianças surdo-mudas foram encaminhadas à clínica para tratamento.
V)  Discutiu-se muito a respeito de ciências político-sociais na última assembleia dos professores.
VI) As sociedades luso-brasileira adquiriam novos livros de autores portugueses.
A opção que contém apenas períodos corretos quanto à flexão de número dos adjetivos é:
a)    III, V, VI                                        d) II, IV, VI
b)    I, III, V                                          e) II, III, IV
c)    I, III, VI

27.  (UFMS) Dê a forma analítica que corresponde exatamente ao superlativo absoluto sintético fidelíssimo.

28. "Aquele é um remédio que não tem cheiro, não tem cor e cujo rótulo não se pode ler."
Os adjetivos que podem substituir as expressões destacadas são, respectivamente:
a)  incheirável, descolorido, ilegível
b)  inodoro, incolor, ilegível
c)  inodor, descolor, ilegível
d)  inodoro, incolor, inlegível
e)  desnodoro, descolor, inelegível.

Postar um comentário

0 Comentários