Exercícios de revisão sobre Vanguardas Europeias

Olá pessoal, no artigo de hoje vamos revisar algumas características das Vanguardas Europeias por meio de exercícios bastante simples sobre o assunto. É interessante que o aluno, para resolver o desafio, tenha um resumo da matéria, seja na apostila, seja no livro didático.

Eles poderiam responder no próprio caderno visto que não são atividades avaliativas, mas um resumo para que exercitem um pouco e verifiquem se o conteúdo foi bem compreendido. Vamos lá.

Ode triunfal
À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica
Tenho febre e escrevo.
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.
Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!
Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!
Em fúria fora e dentro de mim,
Por todos os meus nervos dissecados fora,
Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!
Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,
De vos ouvir demasiadamente de perto,
E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso
De expressão de todas as minhas sensações,
Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!
Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa

1. Aponte, no texto acima, alguns aspectos fundamentais do movimento futurista.

2. O poeta explora a força de alguns vocativos, invocando seres superiores. Destaque três desses vocativos.

3. O poeta afirma que quer cantar as máquinas com a força "de todas as minhas sensações". Destaque os versos que expressam isso.

4. Relacione as perguntas apresentadas com os movimentos de vanguarda europeus que as respondem corretamente:
a) Qual o movimento mais radicalmente niilista?
b) Qual o movimento mais voltado para a ideia de velocidade?
c) Qual o movimento mais comprometido com a criação de um mundo onírico?
d) Qual o movimento mais relacionado com a ideia de fragmentação?
e) Qual o movimento que se caracteriza fundamentalmente pela deformação da realidade, ressaltando seus elementos grotescos e bizarros?

Postar um comentário

0 Comentários