Um passo a mais no estudo sobre Modernismo

Eu sei que você está quase de férias, eu sei que a última coisa que você quer agora é estudar Literatura, mas já vi tanta gente falando sobre andar mais uma milha para chegar ao sucesso que não posso me furtar o direito de trazer para vocês alguns exercícios de Literatura sobre Modernismo. Repito: a diferença, às vezes, entre o sucesso e o fracasso é a dedicação daqueles que já fizeram o necessário, já fizeram a obrigação, mas se dedicaram um pouquinho mais enquanto os perdedores de amanhã estão aproveitando este momento. Pode ser que eu esteja enrolando ou enrolado nesta introdução, mas o recado é simples: estude mais e melhor do que os outros.

Por falar nisso, já viram nosso site Quero Aprender Português?

Exercícios sobre Modernismo

1. Atribuindo ao elemento gráfico uma função na estrutura do poema e dando por findo o ciclo histórico do verso como unidade formal, esse movimento concebe o poema, em sua forma visível, como objeto estético em si mesmo, e não mais como intérprete de objetos exteriores e sensações subjetivas. Chamou-se esse movimento de:
(     ) a) Expressionismo.
(     ) b) Concretismo.
(     ) c) Impressionismo.
(     ) d) Simbolismo.
(     ) e) Parnasianismo.

2. Fernando Pessoa, o maior poeta de seu tempo e um dos grandes da Literatura Portuguesa, está ligado ao:
(     ) a) Romantismo.
(     ) b) Realismo.
(     ) c) Parnasianismo.
(     ) d) Simbolismo.
(     )  e) Modernismo.

3.  É traço do Modernismo brasileiro:
(     ) a) o conformismo temático e estilístico
(     ) b) rigidez formal, principalmente na poesia
(     ) c) apego a temas bíblicos e formas parnasianas
(     ) d) liberdade de expressão no conteúdo e na forma
(     ) e) valorização da figura do índio.
 
4. "A língua sem arcaísmo. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos". Neste trecho do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, depreende-se um dos programas propostos pelos modernistas:
 
(     ) a) a invenção de uma nova língua, estruturalmente diferente da falada e escrita pelos portugueses.
(     ) b) a imitação do discurso dos autores populares da literatura oral brasileira.
(     ) c) a incorporação da fala brasileira à língua literária nacional.
(     ) d) a volta à língua do Brasil dos primeiros tempos da colonização.
(     ) e) o repúdio à literatura dos escritores do passado, apenas porque eram afeitos à extrema correção .

5. FEI-SP - Assinalar a alternativa incorreta, quanto aos princípios básicos divulgados pelos participantes da Semana da Arte Moderna:
(     ) a) Desejo de expressão livre e a tendência para transmitir, sem os embelezamentos tradicionais do academismo, a emoção e a realidade do país.
(     ) b) rejeição dos padrões portugueses, buscando uma expressão mais coloquial, próxima do falar brasileiro.
(     ) c) Combate a tudo que indicasse o “statu quo”, o conhecido.
(     ) d) Manutenção da temática simbolista e parnasiana.
(     ) e) Valorização do prosaico e do humor, que, em todas as suas gamas, lavou e purificou a atmosfera sobrecarregada pelos acadêmicos.

Postar um comentário

0 Comentários