Considerações sobre a comunicação

Este é um artigo que usei numa de minhas aulas para ajudar os alunos a entenderem como funciona o processo comunicativo. Ao final da aula expositiva, propus uma atividade de tarefa. Leiam até o final e adaptem para suas turmas nestes últimos dias de aula.

como falar em público

A comunicação tem por objetivo a transmissão de mensagens. Não nos comunicamos unicamente através da fala: o silêncio, olhares, gestos, expressões faciais, vestimentas, nossa postura, etc, são comportamentos que comunicam. Um policial não precisa dizer que é policial se estiver fardado.

O silêncio de uma carta de amor não respondida comunica desinteresse. A comunicação ocorre nas situações em que há intenção de comunicar e produzir uma reação ou efeito sobre o outro. Um texto é uma forma de comunicação que coloca em relação um emissor (que fala ou escreve) e um receptor (ouvinte ou leitor).

Observe os elementos do processo de comunicação e em que consistem:

a) emissor: Toma a iniciativa de enviar a mensagem. Pode ser individual ou coletivo.

b) receptor: Recebe a mensagem e pode tornar-se em seguida também um emissor (resposta).Pode ser individual ou coletivo, ouvinte ou leitor.

c) mensagem: É o conteúdo das informações transmitidas. Mais especificamente, o conjunto de signos bem organizados ou não, mais claros ou menos claros, que o emissor “envia” ao receptor.

d) canal: É o meio que possibilita a transmissão da mensagem. Canal visual: desenhos, imagens fixas ou animadas, escrita, etc. Canal sonoro: fala, música, ruídos,etc.

e) código: é a linguagem verbal ou não-verbal utilizada. Mais especificamente, um conjunto de signos e de regras de combinação desses signos, que o emissor e o receptor devem conhecer muito bem para se comunicarem com eficiência.

f) referente: são o contexto, a situação e os objetos aos quais a mensagem remete.

Uma conversação entre deficientes auditivos só é compreensível por aqueles que conhecem o código gestual particular que eles utilizam para se comunicar. A escrita japonesa só é compreensível para os que conhecem a língua japonesa. Para que haja comunicação, é preciso que o emissor e o receptor utilizem um código conhecido por ambos.

A língua é esse código.

Uma língua é um código que utiliza um grande número de signos (palavras), com suas regras de combinação (lugar na frase, seleção das palavras, concordância, regência,etc).

Esse código pode utilizar dois canais: o canal oral (fala/audição) e o canal visual (escrita/ leitura), os quais fazem com que a utilização da língua obedeça às vezes a regras um pouco diferentes.

Há diferenças entre a maneira como falamos e como escrevemos.

Portanto, existe um código oral e um código escrito.

Código é um conjunto de signos e de regras de combinação destes signos, que nos possibilita criar os elementos de significação.

Atividade de tarefa: Separe uma propaganda publicitária e identifique nela os elementos da comunicação estudados.

Postar um comentário

0 Comentários