Revisão e exercícios sobre conjunções

Vamos fazer uma revisão hoje a respeito de conjunções. Acompanhem a parte teórica e, depois, faça os exercícios.

CONJUNÇÃO: É a palavra invariável que liga:

  • duas palavras com o mesmo valor, numa oração.
  • duas orações entre si.

corrente-quebrada

Conjunções coordenativas:

1) Aditivas: estabelecem uma relação de soma, de adição (e, nem, mas também...);
2) Adversativas: relação de oposição, de adversidade (mas, porém, contudo, todavia, entretanto...);
3) Alternativas: relação de alternância (ou, ou...ou, ora...ora, quer...quer, já...já, seja...seja);
4) Explicativas: relação de confirmação ou de justificação (que, porque, pois (antes do verbo));
5) Conclusivas: relação de conclusão, de consequência (logo, portanto, pois (depois do verbo)).

Conjunções subordinativas:

1) Integrantes: introduz oração subordinada substantiva (que, se);
2) Causais: estabelecem relação de causa (porque, uma vez que, visto que, já que...)
3) Comparativas: relação de comparação (como, assim como, bem como...)
4) Concessivas: relação de concessão (embora, ainda que, mesmo que, apesar de...)
5) Condicionais: relação de condição ( se, caso, desde que, contanto que...)
6) Conformativas: relação de conformidade, adequação (conforme, como, segundo...)
7) Consecutivas: relação de consequência (tal que, tanto que, tão que...)
8) Finais: relação de finalidade (a fim de que, para que...)
9) Proporcionais: relação de proporcionalidade (à medida que, à proporção que...)
10) Temporais: relação de tempo (quando, enquanto, antes que, depois que, logo que...)

Exercícios sobre conjunção

1) Sublinhe as conjunções:

a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b) Estava estudando, quando você me telefonou.
c) Você reage ou será dominado pela doença.
d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo. £) Falou bonito, todavia não me convenceu.
g) Você presenciou a cena, portanto pode explicar tudo.
h) As plantações estavam bonitas, mas o temporal destruiu tudo.
i) Nossas leis não são justas, portanto precisamos de uma Constituinte para modificá-las,
j) Errou, mas não quer reconhecer o erro.
k) Ele falava e eu ficava ouvindo.

2) Diga se a conjunção E está ligando palavras ou orações:

a) Trabalha de dia e estuda à noite.
b) O médico e o psicólogo estudam o caso.
c) Desceu do carro e entrou no banco.
d) Minhas tias e meu avô vieram para a festa.

3) Sublinhe a conjunção coordenativa e classifique-a:
a) Tinha feito vários cursos, logo devia estar preparado para o cargo.
b) Vocês falam muito, contudo agem pouco.
c) O ator não aceitava críticas ao seu trabalho e criou vários atritos com a imprensa.
d) Reativemos o transporte ferroviário, pois é mais económico.
e) Os povos da América Latina enfrentam problemas, por isso devem unir-se.
f) Não escreverei nada nem darei entrevista.
g) Quer colabore, quer dificulte nosso trabalho, o projeto será aprovado, h) Continue escrevendo que você pode ir longe.
i) Ou muda muita coisa aqui, ou a situação vai ficar insuportável.
j) Havia várias propostas de emprego, todavia o salário não era convidativo.

4) Em cada uma das questões que seguem ocorre uma conjunção coordenativa grifada. Indique o tipo de relação estabelecido por tal conjunção, de acordo com o código que segue.

A) relação de adição;
B) relação de oposição;
C) relação de alternância;
D) relação de conclusão;
E) relação de explicação

1. Não vieram à festa nem telefonaram avisando. (      )
2. Compre um carro, ou ande a pé. (      )
3. Ele dever ser importante, pois todos falam dele. (       )
4. O terreno era árido, mas produzia alimentos para todos. (      )
5) Saiu daqui faz umas duas horas, portanto já dever ter chegado. (       )

5) Assinale a alternativa onde existe uma conjunção:a)

Era uma casa de tijolos.
b) Vi o carro de Mário.
c) Trajava roupas finas
d) Viu e comprou aquele sapato.
e) Falou contra nós.

6) "Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo." Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:

a) adição
b) oposição
c) alternância
d) explicação
e) conclusão

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