Questões para interpretar texto literário

Recentemente trabalhei em sala de aula com a chegada do homem à Lua. Na ocasião o mais importante foi discutirmos o gênero textual notícia e fizemos atividades relacionadas a isso. Hoje vamos fazer alguns exercícios de interpretação de textos e resolveremos algumas questões de gramática a partir de um texto que trata do mesmo assunto das minhas aulas de redação. Ao final, verifique o gabarito dos exercícios.

TRINTA ANOS DE UMA FRASE INFELIZ

Ele não podia ter arrumado outra frase? Vá lá que haja perpetrado grande feito indo à Lua, embora tal empreendimento soe hoje exótico como uma viagem de Gulliver. Mas Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na Lua, precisava ter dito: ''Este é um passo pequeno para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade''? Não podia ter se contentado com algo mais natural (''Quanta poeira'', por exemplo), menos pedante (''Quem diria, conseguimos''), mais útil como informação (''Andar aqui é fácil/difícil/gostoso/dói a perna'') ou mais realista (''Estou preocupado com a volta'')?
Não podia. Convencionou-se que eventos solenes pedem frases solenes. Era preciso forjar para a ocasião uma frase ''histórica''. Não histórica no sentido de que fica guardada para a posteridade _______ a posteridade guarda também frases debochadas, como ''Se eles não têm pão, comam brioches''. Histórica, no caso, equivale à frase edificante. É a história em sua versão, velhusca e fraudulenta, de ''Mestra da Vida'', a História rebaixada a ramo da educação moral e cívica. À luz desse entendimento do que é ''histórico'', Armstrong escolheu sua frase.
Armstrong teve tanto tempo para pensar, no longo período de preparativos, ou outros tiveram tempo de pensar por ele, no caso de a frase lhe ter sido oferecida de bandeja, junto com a roupa e os instrumentos para a missão, e foi sair-se com um exemplar do primeiro gênero. Se era para dizer algo bonito, por que não recitou Shakespeare? Se queria algo inteligente, por que não encomendou a Gore Vidal ou Woody Allen?
Roberto Pompeu de Toledo - Ensaio (Veja, 21/07/99)

01    O tema central do texto é:
A)    a indignação pelos poucos dados enviados sobre a aventura da ida do homem à Lua.
B)    a narrativa da aventura do primeiro homem a pisar na Lua.
C)    a importância do acontecimento do homem ter chegado à Lua.
D)    a discordância com respeito a frase escolhida para um momento grandioso.
E)    o impacto da frase dita no momento em que o homem pisou na lua.
      
02    A propósito do texto, o autor classifica a frase de Armstrong como infeliz, porque, 
A)    apesar de ter sido edificante, a frase não foi humilde.
B)    apesar de ter sido bonita, a frase foi superficial.
C)    apesar de ter ficado para a posteridade, a frase foi superficial, pedante, inútil e irreal.
D)    apesar de ter sido solene, a frase foi exótica.
E)    apesar de ter sido inteligente, a frase não foi edificante.
      
03    ''... embora tal empreendimento soe hoje exótico como uma viagem de Gulliver.'' O autor do texto expressa:
A)    certa decepção, com o passar dos anos, quanto à ida do homem à Lua.
B)    a importância capital que teve o evento para a humanidade.
C)    o encantamento com que a ida do homem à Lua é vista até hoje.
D)    a necessidade de que o homem volte à Lua.
E)    Certa incredulidade quanto à ida do homem à Lua.
      
04    Para Roberto Pompeu de Toledo, a frase em apreço deveu-se ao fato de que:
A)    o astronauta recebeu a frase já pronta, junto com a roupa e os instrumentos para a missão.
B)    Armstrong não teve tempo para pensar em algo melhor.
C)    Armstrong foi motivado pela convenção de que eventos solenes pedem frases solenes.
D)    Armstrong quis ser original, não copiando Shakespeare, Gore Vidal e Woody Allen.
E)    o astronauta não acreditou no êxito da missão.
      
05    Na opinião do autor do ensaio,
A)    só frases edificantes são históricas.
B)    a frase de Armstrong revela uma visão ultrapassada da História.
C)    só frases bonitas ou inteligentes são históricas.
D)    eventos solenes pedem frases solenes.
E)    A frase de Armstrong foi rapidamente esquecida.
      
06    ''Elegeu-se deputado pelo prestígio''. O termo destacado na oração é classificado sintaticamente como:
A)    adjunto adverbial
B)    predicativo do sujeito
C)    objeto direto
D)    aposto
E)    objeto indireto
      
07    Indique a alternativa que apresenta oração subordinada substantiva predicativa.
A)    É importante que todos compareçam.
B)    Quando o professor chegar, começará a aula.
C)    Segundo me informaram, acabou a promoção.
D)    O importante foi que eles venceram.
E)    Faltei a reunião porque chovia demais.
      
08    A figura de linguagem encontrada na frase ''Com muito suor o funcionário conseguiu a promoção'' é: 
A)    catacrese 
B)    prosopopeia
C)    sinestesia 
D)    metonímia 
E)    metáfora 
      
09    Qual das alternativas apresenta erro de concordância verbal ?
A)    Faltaram, naquele dia, oito candidatos.
B)    Algum de nós receberam a encomenda.
C)    Chegaram o livro e os cadernos.
D)    Quinhentos reais é muito.
E)    Sou eu quem duvida.
      
10    Indique a alternativa onde há erro de regência verbal.
A)    Chegamos finalmente a Santos.
B)    Sua atitude implicará demissão.
C)    O vestibulando aspirava a uma classificação melhor.
D)    Esqueci-me do seu nome.
E)    Você lembra do dia do pagamento?

GABARITO DOS EXERCÍCIOS ACIMA

01-D | 02-C | 03-A | 04-C | 05-B | 06-A | 07-D | 08-D | 09-B | 10-E

Postar um comentário

0 Comentários