Prova de interpretação de texto

Esta é mais uma avaliação de Português para o Ensino Médio. Você pode, com as devidas adaptações, trabalhar com esta prova em todas as séries do Ensino Médio. Busque mesclar também algumas questões abertas, pois muitos alunos apresentam uma dificuldade enorme na interpretação de questões cujas respostas já vem formuladas como estas colocadas na prova que compõe a postagem.

mulher-lendo-praia

VIVER EM SOCIEDADE

A sociedade humana é um conjunto de pessoas ligadas pela necessidade de se ajudarem umas às outras, a fim de que possam garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos.
Sem vida em sociedade, as pessoas não conseguiriam sobreviver, pois o ser humano, durante muito tempo, necessita de outros para conseguir alimentação e abrigo. E no mundo moderno, com a grande maioria das pessoas morando na cidade, com hábitos que tornam necessários muitos bens produzidos pela indústria, não há quem não necessite dos outros muitas vezes por dia.
Mas as necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material, como os alimentos, a roupa, a moradia, os meios de transporte e os cuidados de saúde. Elas são também de ordem espiritual e psicológica. Toda pessoa humana necessita de afeto, precisa amar e sentir-se amada, quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a respeitem. Além disso, todo ser humano tem suas crenças, tem sua fé em alguma coisa, que é a base de suas esperanças.
Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana. Assim, por exemplo, se dependesse apenas da vontade, seria possível uma pessoa muito rica isolar-se em algum lugar, onde tivesse armazenado grande quantidade de alimentos. Mas essa pessoa estaria, em pouco tempo, sentindo falta de companhia, sofrendo a tristeza da solidão, precisando de alguém com quem falar e trocar ideias, necessitada de dar e receber afeto. E muito provavelmente ficaria louca se continuasse sozinha por muito tempo.
Mas, justamente porque vivendo em sociedade é que a pessoa humana pode satisfazer suas necessidades, é preciso que a sociedade seja organizada de tal modo que sirva, realmente, para esse fim. E não basta que a vida social permita apenas a satisfação de algumas necessidades da pessoa humana ou de todas as necessidades de apenas algumas pessoas. A sociedade organizada com justiça é aquela em que se procura fazer com que todas as pessoas possam satisfazer todas as suas necessidades, é aquela em que todos, desde o momento em que nascem, têm as mesmas oportunidades, aquela em que os benefícios e encargos são repartidos igualmente entre todos.
Para que essa repartição se faça com justiça, é preciso que todos procurem conhecer seus direitos e exijam que eles sejam respeitados, como também devem conhecer e cumprir seus deveres e suas responsabilidades sociais.

Dalmo de Abreu Dallari

01    Segundo o primeiro parágrafo do texto:
A)    as pessoas se ajudam mutuamente a fim de formarem uma sociedade;
B)    a garantia da continuidade da vida é dada pela satisfação dos desejos das pessoas;
C)    a satisfação dos interesses e desejos das pessoas leva à vida em sociedade;
D)    não seria possível a sobrevivência se não existisse sociedade;
E)    sem a ajuda mútua, as pessoas levariam uma vida isenta de desejos.
      
02    No primeiro parágrafo do texto, se substituirmos a locução ''a fim de que'' por ''a fim de'', a forma verbal seguinte deveria ser:
A)    poderem garantir;
B)    poder garantirem;
C)    poder garantir;
D)    poderem garantirem;
E)    possam garantirem.
      
03    ''...com hábitos que tornam necessários muitos bens produzidos pela indústria,...''; o comentário adequado à estrutura desse segmento do texto é:
A)    a forma ''necessários'' poderia ser substituída, de modo correto, por ''necessário'';
B)    o pronome ''que'' refere-se a ''hábitos'' e é sujeito do verbo seguinte;
C)    '' pela indústria'' representa o paciente da ação verbal;
D)    o pronome indefinido ''muitos'' concorda com ''produzidos'';
E)    o verbo ''tornar'' está no plural porque concorda com o sujeito ''bens''.
      
04    Algumas preposições são empregadas de forma obrigatória devido à presença de termos anteriores que as exigem; o item abaixo em que a preposição destacada está nesse caso é:
A)    um conjunto DE pessoas;
B)    necessidade DE se ajudarem;
C)    os meios DE transportes;
D)    a base DE suas esperanças;
E)    grande quantidade DE alimentos.
      
05    ''...necessidade de se ajudarem umas às outras,...''; o acento grave indicativo da crase, neste caso, é resultante da:
A)    presença simultânea de uma preposição e de um artigo definido feminino;
B)    necessidade de se indicar a presença de um complemento diferente do anterior;
C)    combinação de uma preposição com um pronome indefinido;
D)    contração de uma preposição com um pronome demonstrativo;
E)    obrigação de evitar-se a ambiguidade.
      
06    Vocábulos que iniciam parágrafos como ''mas''(3º §), ''para que'' (6º §) colaboram para que se mantenha no texto:
A)    a coerência argumentativa;
B)    a coesão formal;
C)    a argumentação lógica;
D)    a organização narrativa;
E)    a estruturação enunciativa.
      
07    ''...pois o ser humano, durante muito tempo, necessita de outros para conseguir alimentação e abrigo.''; a expressão ''durante muito tempo'' se refere certamente ao período:
A)    da velhice;
B)    da gravidez;
C)    de doenças;
D)    da infância;
E)    do trabalho.
      
08    ''E no mundo moderno, com a grande maioria das pessoas morando na cidade, com hábitos que tornam necessários muitos bens produzidos pela indústria, não há quem não necessite dos outros muitas vezes por dia.''; o item cuja substituição pelo termo proposto em maiúsculas é inadequada é:
A)    no mundo moderno = MODERNAMENTE;
B)    produzidos pela indústria = INDUSTRIALIZADOS;
C)    muitas vezes = FREQÜENTEMENTE;
D)    por dia = DIARIAMENTE;
E)    na cidade = URBANAMENTE.
      
09    ''Mas as necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material....''; a presença do segmento ''não são apenas de ordem material'' indica que, na continuidade do texto, haverá:
A)    um termo de valor aditivo e pertencente a uma outra ordem;
B)    um termo de valor adversativo e pertencente a uma ordem diferente da citada;
C)    um termo de valor explicativo e pertencente à mesma ordem já referida;
D)    um termo de valor concessivo e pertencente a uma ordem diversa;
E)    um termo de valor conclusivo e pertencente à ordem citada anteriormente.
      
10    ''Elas são também de ordem espiritual e psicológica.''; as palavras que exemplificam, respectivamente, na continuidade do texto as necessidades espiritual e psicológica, são:
A)    afeto / atenção;
B)    crenças / afeto;
C)    fé / crenças;
D)    amar / ser amada;
E)    atenção / esperanças.

Gabarito dos exercícios dados acima

01-D | 02-A | 03-B | 04-B | 05-A | 06-B | 07-D | 08-E | 09-A | 10-B

Postar um comentário

0 Comentários