Chico Buarque – Questões de interpretação

Vamos fazer alguns exercícios de interpretação de textos a partir de uma canção de Chico Buarque de Hollanda. A partir dele foram formuladas algumas questões de compreensão de textos e, depois, algumas relacionando o conteúdo de gramática.

Faça um exercício de interpretação com a música do Chico Buarque

   Estava à toa na vida, o meu amor me chamou
   Pra ver a banda passar cantando coisas de amor.
   A minha gente sofrida despediu-se da dor
   Pra ver a banda passar cantando coisas de amor.
   O homem sério que contava dinheiro parou.
   O faroleiro que contava vantagem parou.
   A namorada que contava estrelas parou para ver, ouvir e dar passagem.
   A moça triste que vivia calada sorriu.
   A rosa triste que vivia fechada se abriu.
   A meninada toda se assanhou pra ver a banda passar cantando coisas de amor. (...)
(HOLLANDA, Chico Buarque de. A Banda.)
01    A passagem da banda provocou no povo da cidade
A)    indignação com o tumulto.
B)    apatia diante do fato.
C)    hesitação quanto às atitudes a serem tomadas.
D)    intransigência com a desordem.
E)    transformação do comportamento.
      
02    Na expressão minha gente (verso 3), o uso do pronome possessivo minha indica
A)    indiferença.
B)    desprezo.
C)    ironia.
D)    cortesia.
E)    afeto.
      
03    Nos versos 5 e 6, as palavras que destacadas referem-se, respectivamente, a
A)    homem sério e faroleiro.
B)    faroleiro e dinheiro.
C)    dinheiro e vantagem.
D)    vantagem e homem sério.
E)    homem sério e banda.
      
04    A oração pra ver a banda passar (verso 2) pode ser substituída por outra de sentido equivalente, apresentada na alternativa
A)    porque viu a banda passar.
B)    quando viu a banda passar.
C)    a fim de que eu visse a banda passar.
D)    assim que a banda passou.
E)    embora tivesse visto a banda passar.
      
05    Assinale a alternativa em que a palavra grifada está empregada em sentido figurado.
A)    O homem sério que contava dinheiro parou.
B)    O meu amor me chamou...
C)    A moça triste que vivia calada sorriu.
D)    A rosa triste que vivia fechada se abriu.
E)    A meninada toda se assanhou.
      
06    No trecho - pra ver a banda passar, cantando coisas de amor (verso 2) -, tem-se o seguinte: 
A)    ''passar'' como ação posterior a ''cantando''.
B)    ''passar'' como ação anterior a ''cantando''.
C)    ''passar'' como ação simultânea a ''cantando''.
D)    ''ver'' como ação anterior a ''passar''.
E)    ''ver'' como ação posterior a ''passar''.
      
07    Assinale a alternativa em que a colocação pronominal está correta.
A)    Me disseram que hoje choverá.
B)    As pessoas nem importaram-se com o ocorrido.
C)    Se visse-a, não teria dúvidas sobre sua conduta.
D)    Nunca se deve acreditar em fofocas.
E)    Ele disse que amava-me muito.
      
08    Assinale a alternativa cuja sequência preenche, corretamente, as lacunas do texto.
Muito________, disse ela. Vocês procederam ___________, considerando meu ponto de vista e minha argumentação __________.
A)    obrigada, certo, sensatos
B)    obrigado, certo, sensato
C)    obrigada, certos, sensatos
D)    obrigados, certo, sensatos
E)    obrigada, certas, sensata
      
09    Assinale a alternativa cuja sequência preenche, corretamente, as lacunas do texto.
Nenhum de nós ___________ dizer _________ o _________ cidadão portou-se tão _________. 
A)    soubemos, porque, eminente, mau
B)    soubemos, por quê, iminente, mal
C)    soube, por que, eminente, mal
D)    soube, porque, eminente, mau
E)    soube, porquê, iminente, mal
      
10    Assinale a alternativa cuja sequência preenche, corretamente, as lacunas do texto.
Dirigi-me ___ essa professora a fim de colocar-me _____ disposição para o trabalho planejado ____ tanto tempo.
A)    a, a, a
B)    à, à, a
C)    à, a, há
D)    a, à, à
E)    a, à, há

GABARITO: 01-E | 02-E | 03-A | 04-C | 05-D | 06-C | 07-D | 08-A | 09-C | 10-E

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Gostei, só foi meio vergonhoso para mim tirar nota 6 :D

    ResponderExcluir
  2. a questão 3 não dá pra fazer porque as palavras não estão destacadas :(

    ResponderExcluir
  3. Há algumas questões que não podem ser respondidas porque não dá para identificar onde estão as palavras "grifadas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, LilyAzul. Já fiz as alterações e agora é possível responder :-)

      Excluir