3 propostas de redação para o vestibular

Numa época em que os títulos dos artigos enganam demais, encontrar textos na internet que sejam relevantes dentro da área pesquisada e, ao mesmo tempo sejam práticos é cada vez mais difícil. Por isso mesmo as postagens aqui têm sido cada vez mais espaçadas. mas hoje trouxe para vocês um complemento da postagem que fiz nesta semana no site Provas de vestibular. É uma postagem bastante longa por causa da coletânea que coloquei. Se quiser lê-lo, acesse o link aqui. Depois da leitura, escolha uma das propostas de redação a seguir, para exercitar.

foto_mendigo_proposta_de_redação

Proposta de redação Redação 1

Vamos praticar um pouco. Antes de me perguntar como, vamos ler mais um texto. "Ler" as figuras porque existem muitos tipos de textos e esse, em especial, é formado por imagens. Mas diz coisas, muitas que você reconhecerá. "Leia-o" bem, veja os detalhes, tente imaginar o que escreveria a respeito do que vê, que tipo de existência há do outro lado.
Olhe bem, observe cuidadosamente: O que você está vendo ali? Que história está guardada por detrás dessa criatura?
E é exatamente sobre isso que agora você vai escrever. Use 35 linhas, no máximo, e, ao finalizar sua história, dê-lhe um bom título.

Proposta de redação Redação 2

Leia, com atenção, o texto que segue. Nele, uma personagem se destaca. Quem é? Como é? Faça-a personagem principal da narrativa que você criará. Coloque-a em um determinado tempo e lugar (não necessariamente os mesmos do texto apresentado). Faça-a agir, dentro de uma história interessante. Escolha o foco narrativo (primeira ou terceira pessoa) e os tipos de discurso que desejar (direto, indireto ou indireto livre).
Na noite de estreia do circo
vai completa toda a família.
Vai completa, e só quando volta
se vê que incompleta da filha.
(João Cobrai de Mello Neto, versos de "O circo" Crime na Calie Relator, 1987)

Proposta de redação Redação 3

Depois de ter lido os textos da nossa página sobre vestibular cujo link está no início do artigo, sobre implante de chips no corpo de adultos e crianças como parte da estratégia para driblar a violência, escreva uma narração, levando em conta os seguintes quesitos:
1.   O narrador deverá ser em terceira pessoa, onisciente;
2.   O núcleo da história é o sequestro do presidente brasileiro em cujo braço está o chip implantado;
3.   Os sequestradores fazem parte de uma quadrilha internacional e   querem, como pagamento, a internacionalização da Amazónia.
4.   Os sequestradores têm apoio   de alguns países do mundo;
5.   O filho do presidente vai à tevê e faz um apelo comovido.
6.   O presidente é liberado, mas exigências são feitas (e você deve citá-las).
7.  Dê um bom título à sua redação e utilize-se de, no máximo, 40 linhas.

Postar um comentário

1 Comentários