5 exercícios de linguagem bem fáceis

Muitas vezes discutimos em sala de aula sobre linguagem e em como ela se parece, guardadas as devidas proporções, com as roupas. Escolhemos as roupas de acordo com a situações em que nos colocaremos. Por isso mesmo o conceito de erro mudou ao longo dos anos. Há, o que chamamos na maior parte do tempo, inadequação no uso da linguagem. Claro que não estou falando que devemos relevar erros ortográficos na produção do texto dissertativo. O que digo é que devemos ter um olhar diferenciado segundo a situação de uso da linguagem e observarmos, por exemplo, as variações linguísticas. Os exercícios que proponho abaixo falam disso e são bastante simples para estimular os alunos a perceber os vários usos e formas da linguagem.

linguagem-das-interacoes-sociais

Exercícios sobre uso da linguagem

1. Leia atentamente o texto que segue.

Dividi minha vida em sites
Criei um chat para a família
Outro para os amigos
E um secreto, para os amores
Quando alguém me incomoda
— Deleto.

Esse fragmento contém expressões típicas de uma linguagem específica. Qual?

(A) Linguagem do caipira
(A) Linguagem dos médicos
(A) Linguagem da internet
(A) Linguagem de alienígenas
(A) Linguagem imaginária

2. Qual a melhor tradução para a expressão “Falar pelos cotovelos”?
(A) Falar usando uma linguagem técnica
(A) Falar apenas o necessário;
(A) Falar em excesso
(A) Cantar no Karaokê
(A) Fazer um discurso breve de agradecimento

ando tão à flor da pele
que qualquer beijo de novela me faz chorar
ando tão à flor da pele
que teu olhar flor na janela me faz morrer
ando tão à flor da pele
que meu desejo se confunde
com a vontade de não ser
ando tão à flor da pele
que minha pele tem o fogo
do juízo final

Zeca Baleiro. "Flor da Pele". Por onde andará Stephen Fry? CD 011241-2, MZA Music, 1998.

3. Que componente do ato de fala os verbos e os pronomes desse texto privilegiam?

4. Esse texto:
a)  põe em destaque o receptor.
b)  contém um emissor que procura influenciar o receptor.
c)  usa o código para falar do próprio código.
d)  ressalta as sensações do emissor.
e)  questiona o ato de escrever.

"DÊ UM PRESENTE
QUE VAI COLOCAR SUA
MÃE LÁ EM CIMA."

Propaganda veiculada na Revista da Folha, 2/5/99.

5. As mensagens publicitárias atuais exploram a ambiguidade, a multiplicidade de sugestões. Um filho que lesse a mensagem acima e a interpretasse ao pé da letra poderia ser levado a comprar vários presentes para a sua mãe, exceto:
a)  uma escada para trabalhos domésticos.
b)  um apartamento de cobertura.
c)  uma máscara de mergulho.
d)  um sapato de salto alto.
e)  um trampolim.

P.s.: Este último exercício aborda uma questão importante de interpretação de texto: a ambiguidade. Sobre isso você pode ler um texto bastante completo acessando este link.

Postar um comentário

0 Comentários