Exercício de leitura e interpretação

Hoje trago para vocês alguns exercícios que levei para meus alunos numa das aulas de produção de textos. A ideia era levá-los a pensar que a leitura do mundo precede a leitura da palavra e de que precisamos ler… e ler muito para que possamos fazer associações que não dependam, APENAS, do discurso do professor em sala de aula. Assim, você nunca será pego numa questão do Enem ou de um vestibular apenas porque “seu professor não mandou estudar”. Sim, esta introdução é direcionada e, talvez, desnecessária para muitos que estão lendo agora. Mas o exercício está aí e pode ser bastante útil se bem direcionado.

Exercício sobre leitura e interpretação de textos

Texto 1

Exercício de leitura e interpretação

Texto 2

Leitura e interpretação de texto em exercício

Texto 3
 
Quando você for se embora,
moça branca como a neve, me leve.

Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.

Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.
E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento.

Moça de sonho e de neve,
me leve no esquecimento,
me leve.

1.  O texto 1 é organizado em sete cenas.
a)  Por que, supostamente, o marido se levantou da cama, na 2ª cena?
b) O que sugere a expressão da mulher, na 5ª cena?
c) Compare a expressão do marido na 1ª e na 6ª cenas. Em que diferem?
d)  Levante hipóteses: Aonde o marido está indo? O que teria acontecido no apartamento de cima?

2.  O texto "Cantiga pra não morrer" diz respeito a relacionamento amoroso.
a) Que tipo de situação é imaginada pelo eu lírico do texto?
b) Que apelo o eu lírico faz à "moça branca como a neve"?
c)  Dê ao menos duas interpretações ao título do texto.

3.  O texto 3 é uma obra do pintor brasileiro Almeida Júnior (1850-1899). Nela, uma mulher olha uma fotografia. Observe o título do quadro e responda:
a) Que sentimentos a postura física da mulher e sua expressão facial expressam?
b)  Por que a mulher está vestida de negro?
c)  De quem você acha que é a foto?

4. Compare os três textos.
a) O que eles têm em comum?
b)  Em qual(is) dos textos o fim do relacionamento provoca senti¬mento de tristeza, saudade ou dor?
c)  Em qual(is) deles provoca alegria?

5. Há textos que são constituídos apenas de imagem, outros apenas de palavras, outros de palavras e imagens.
a) Quais dos textos são constituídos basicamente de imagens?
b) Qual é constituído apenas de palavras?
c) Qual deles sugere a presença da música, por meio de notas musicais?

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Gostaria de receber o gabarito para correção.
    Obrigada,
    Anna

    ResponderExcluir
  2. 1)a)Para resolver o problema com barulho de musica alta ,que vinha de cima , provavelmente o vizinho .
    b) Sensação de conforto pois a mesma concluiu que o marido avia resolvido o problema com o barulho .
    c)Na primeira o marido está zangado pelo fato da musica alta o incomodar . Na sexta o marido está contente , mas o por que dele estar contente só tem resposta no ultimo quadro .
    d)É engraçado pensar que a esposa possa fazer mais barulho que o vizinho com a musica alta , assim o encorajando o marido a dormir com o vizinho kkk. Mas acredito que o marido ao tentar resolver o problema acabou gostando da farra , pegou suas roupas e se junto a festa .

    SI HOUVER UM RESPOSTA PARA MIM EU COMENTO RESPONDENDO AS OUTRAS , MAS AGRADEÇO MUITO SI ALGUÉM ME RESPONDER E CORRIGIR MINHAS PALAVRAS !

    ResponderExcluir