Você sabe o que são pressupostos e implícitos?

Recentemente elaborei uma Avaliação de Língua Portuguesa em que foram trabalhados conteúdos como Polissemia, Ambiguidade, Pressupostos e Implícitos. Neste post estou disponibilizando uma das versões que usei, mas adaptada para vocês. Usem, compartilhem, copiem linkando para este artigo.

Apenas para começar a pensar em pressupostos e implícitos, coloco duas imagens que retratam bem a tal mensagem subliminar.

imagem do Ky implícitos-pressupostos (1)

imagem do Ky implícitos-pressupostos (2)

Por favor, diga que entendeu! Alegre

Vamos agora à avaliação, ou melhor, à versão da avaliação que apliquei numa turminha de Ensino Médio.

Avaliação de língua portuguesa online

1. Na tira a seguir, a lesma Flecha manifesta duas opiniões contraditórias, uma explícita e uma implícita (isto é, subentendida).

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a) Explicite a opinião que Flecha deixa implícita. [2,0 pontos]

b) Segundo o texto, em qual das duas opiniões Flecha realmente acredita?

c) Qual passagem da tira permitiu que você chegasse a essa conclusão? Justifique. [2,0 pontos]

Leia o texto na página seguinte e responda o que se pede:

"Em casa trava-se uma luta tácita e subterrânea entre nós e a nossa empregada doméstica. Sem nos aventurarmos em demasiadas recomendações, que poderiam comprometer o bom clima familiar, a cada incursão na cozinha, silenciosa mas ostensivamente, arrumamos o invólucro dos frios, protegemos o toquinho de salame, fechamos o saco plástico ao redor do pão, guardamos o guisado desesperadamente abandonado numa panela de alumínio escondida no forno, verificamos as datas dos iogurtes, descobrimos insuspeitados tesouros de legumes murchos esquecidos e decretamos uma sopa para o menu da noite etc. O meu medíocre racionalismo se confronta inicialmente com a ideia que a pobreza deveria ensinar naturalmente uma gestão cuidadosa dos alimentos, e estranho portanto uma tamanha indiferença pelo desperdício.

Um dia, descendo na rua da Praia, em Porto Alegre, deparo com uma mendiga, uma criancinha nos braços. Dou-lhe um dinheiro e vejo que a criança está tomando uma mamadeira de Coca-Cola. Resisto ao impulso de aconselhar leite e entrar numa absurda conversa sobre o supérfluo e o necessário, resisto tanto mais que constato, observando, que, ao lado do miserável grupinho familiar, há um embrulho de comestíveis e, ao lado do embrulho, no chão, um pequeno amontoado de restos visivelmente destinados ao lixo - um quarto de sanduíche, um biscoito mordido... - que faria a felicidade de qualquer mendigo parisiense.

Lembro uma visita com meu filho Maximilliano ao mercado de São Joaquim, em Salvador. No fim da tarde assistimos ao fechamento: sobra do chão, machucado, mas ainda apetitoso, um exército de frutas, sobretudo abacaxis e laranjas, suficiente para satisfazer as necessidades vitamínicas de todas as crianças e os adultos carentes da cidade. Sei que a observação é mal-vinda onde a carência é sobretudo de proteínas. Mas ficamos, Max e eu, perplexos frente à estranha contradição entre a necessidade e o desperdício.

Assinale a melhor opção, considerando seguintes afirmações: [2,0 pontos]

I. O texto trata do desperdício de alimentos nos mercados brasileiros.
II. O texto trata da contradição entre a necessidade dos pobres e o desperdício dos ricos.
III. O texto trata do desperdício de alimentos comum na cultura brasileira.

está(ão) correta(s):

(    ) apenas a II.
(    ) apenas a III.
(    ) I e II.
(    ) I e III.
(    ) II e III.

O tema da tira a seguir é, tecnicamente falando, um "neologismo semântico", isto é, um novo sentido - surgido há alguns anos -, assumido por uma palavra que já existia. A palavra em questão é o verbo "ficar", que ocorre três vezes neste caso.

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a) Qual (ou quais) das ocorrências representa(m) um sentido mais antigo do verbo "ficar"? Qual (is) representa(m) o novo sentido? Explique quais são esses sentidos. [2,0 pontos]

b) Que palavra provavelmente preencheria as reticên­cias da terceira fala?

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